Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Ataque: Rússia acusa Ucrânia de ação de sabotagem na fronteira

O ataque deixou oito feridos e chamou atenção pela movimentação de guerra

Redação Publicado em 22/05/2023, às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin, o presidente russo - Getty Images
Vladimir Putin, o presidente russo - Getty Images

Nesta segunda-feira, 22, o governador Vyacheslav Gladkov, da região de Belgorod, na Rússia, acusou “um grupo de sabotagem e reconhecimento” do Exército da Ucrânia de ter cruzado o território da Rússia e realizado ataques que deixaram oito feridos. Segundo informações do jornal O Globo com as agências internacionais, Gladkov relatou que as forças entraram no território pelo distrito de Graivoronsky, que faz fronteira com a Ucrânia.

No Telegram, o governador disse que a região havia sido bombardeada por forças ucranianas desde as 9h do horário local. Ainda, a aldeias de Antonovka, Kozinka e Gora-Podol teriam sido atingidas por projéteis ou detritos. Além disso, um jardim de infância, que pegou fogo, foi atingido por um projétil em Zamostye. 

Vyacheslav ainda escreveu: “As forças armadas da Federação Russa, juntamente com o serviço de fronteira, a Guarda Nacional e o Serviço de Segurança Federal da Rússia (FSB) estão tomando as medidas necessárias para eliminar o inimigo.”

Momentos depois

Algumas horas depois, para a CNN, Andriy Yusov, porta-voz da agência de Inteligência de defesa da Ucrânia, disse que cidadãos russos em grupo cruzaram da Ucrânia para a região russa e fizeram um ataque na cidade de Grayvoron. Segundo as informações, eles fazem “parte das forças de defesa e segurança na Ucrânia, mas estariam agindo como “entidades independentes” na Rússia.

Além disso, Andriy relatou: “Podemos confirmar que esta operação foi realizada por cidadãos russos. Essas ações são as consequências dos intensos ataques transfronteiriços russos, que deixaram vítimas e destruição.”

O ataque foi reinvindicado por dois grupos, sendo eles o “Legião da Liberdade da Rússia” e “Corpo de Voluntários Russos.”