Notícias Música

Autorretrato de John Lennon como Adolf Hitler é vendido por US$ 54 000

Feita na faculdade, a obra inexplicável pode ter sido só uma de suas picardias estudantis

segunda 23 abril, 2018
Lennon em seu carro em 1967
Lennon em seu carro em 1967 Foto:Getty Images

Dar uma chance para a paz? Niguém sabe o que se passava pela cabeça de John Lennon quando, como estudante da Faculdade de Artes de Liverpool, desenhou a si mesmo num púlpito, dando a saudação nazista e sendo ovacionado com “Heil John”. Esse desenho acaba de ser vendido na casa de leilões Moments in Time, especializada em memorabília de celebridades, por exorbitantes 54 mil dólares (R$ 185.581,58 em 23 de abril de 2018).

“Ele desenhou essas imagens como um estudante universitário e o mero fato que ele pensou em se retratar como HItler é esquisito”, afirmou Gary Zimet, da Moments, ao PageSix. “Desenhos originais de Lennon são muito procurados e são ultra raros.”

Veja mais

Garoto problema

Lennon era um estudante malcomportado e não exatamente responsável. Ouvia rock e adotava o visual Teddy Boy, os rockabillys britânicos, com cabelo brilhantinado, calças jeans pretas coladas, jaquetas largas e camisas em cores berrantes e gravata ao estilo caipira americano, constrastando com os outros alunos, fãs de jazz usando o elegante visual beatnik.

Os desenhos que fazia então eram invariavelmente satíricos. Numa aula com uma modelo nua, ele desenhou o relógio dela, a única parte coberta. Não satisfeito, quebrou o silêncio com suas risadas cada vez mais ruidosas, até que a sala inteira foi contagiada. Para terminar o ato, sentou-se no colo da moça. Previsivelmente, John não seu formou.

Quanto ao retrato, talvez seja melhor descrito como rabisco que desenho:

O Independent, outro dos meios britânicos a cobrir a notícia, notou que também havia uma águia nazista com as iniciais J.L. E que, anos depois, Lennon queria ver Adolf Hitler entre as figuras na capa de Stg. Peppers'. 

Fábio Marton


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais