Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Kanye West

Biden chama atenção para o antissemitismo após elogio de Kanye para Hitler: 'Silêncio é cumplicidade'

Após Kanye West alegar gostar de Hitler, Joe Biden, presidente estadunidense, se posicionou frente à polêmica fala

Redação Publicado em 03/12/2022, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rapper Kanye West e o atual presidente norte-americano, Joe Biden - Getty Images
O rapper Kanye West e o atual presidente norte-americano, Joe Biden - Getty Images

Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, recentemente veio à público e criticou o rapper Kanye 'Ye' West após ele ter elogiado o ditador Adolf Hitler durante uma entrevista ao apresentador Alex Jones, no podcast Infowars.

Além de afirmar possuir admiração pelo nazista, Ye também publicou em seu Twitter a imagem de uma suástica — símbolo nazista — acoplada a uma estrela de sete pontas — símbolo relacionado ao judaísmo.

Só quero deixar algumas coisas claras: o Holocausto aconteceu. Hitler era uma figura demoníaca. E, em vez de dar uma plataforma, nossos líderes políticos deveriam chamar e rejeitar o antissemitismo onde quer que ele se esconda. Silêncio é cumplicidade", disse Joe Biden, como informado pelo UOL.

Além disso, a Casa Branca também criticou recentemente o ex-presidente Donald Trump, que recebeu pouco antes o rapper em um jantar privado. Além de Kanye, também estiveram presentes no encontro o influenciador Nick Fuentes — relacionado a movimentos nacionalistas e de supremacia branca — e o jornalista britânico Milo Yiannopoulos — que foi expulso do Twitter após seus seguidores coordenarem ataques racistas à atriz Leslie Jones.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rapper Kanye West
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rapper Kanye West / Crédito: Getty Images

Já o CEO da ADL (Anti-Defamation League) — uma organização sionista —, o empresário estadunidense Jonathan Greenblatt, também se juntou às críticas: "Antissemitismo existia antes de Kanye West e persistirá muito depois dele. No entanto, não há dúvida de que, quando um dos artistas mais conhecidos do planeta tenta de alguma forma humanizar Hitler, sugere que judeus estão por trás de conspirações para silenciá-lo e para manter negros oprimidos, isso pode literalmente incitar as pessoas à violência."

Fala problemática

Nos últimos meses, Kanye 'Ye' West tem sido protagonista de diversas polêmicas e alvo de críticas, sendo muitas delas relacionadas a um posicionamento antissemita do rapper e favoráveis aos ideais de Adolf Hitler. Por isso, o nome do artista provavelmente está em um dos momentos mais em alta de sua carreira, mesmo que não por motivos positivos.

A exemplo das polêmicas, na última quinta-feira, 1, Ye participou do podcast Infowars, apresentado por Alex Jones, e durante a transmissão tentou apontar fatores positivos relacionados a Hitler. "Todo ser humano é capaz de contribuir com coisas positivas para a humanidade, especialmente Hitler", disse na ocasião.

Em sequência, o apresentador contrariou o entrevistado, afirmando que nazistas são criminosos, e o rapper prosseguia: "Mas eles também fizeram coisas boas. Temos que parar de insultar os nazistas o tempo todo. Eu amo o povo judeu. Mas também amo os nazistas."