Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Bilionários afirmam ter comprado terreno para criar polêmica 'cidade secreta' nos EUA

Empresa deseja criar um paraíso urbano, mas moradores da região têm preocupações; entenda!

Redação Publicado em 06/11/2023, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustrações mostrando como seria a cidade - Divulgação/ California Forever
Ilustrações mostrando como seria a cidade - Divulgação/ California Forever

Empresa responsável pelo projeto California Forever, que pretende criar uma cidade futurista no estado norte-americano da Califórnia, situada nos EUA, anunciou ter terminado de adquirir os terrenos necessários à iniciativa

A propriedade atualmente controlada pela Flannery Associates — empresa do Vale do Silício que pretende construir o local — totaliza 21,4 mil hectares. Os últimos 330 desses, que estão divididos através de sete lotes, foram comprados em um acordo recente.  

Com relação a compras futuras, exceto por algumas propriedades restantes que a Flannery tem sob contrato e fechará nas próximas semanas, a Flannery reuniu toda a terra de que necessita e não prevê fazer compras adicionais", relatou a companhia em um comunicado ao público. 

Vale mencionar ainda que, segundo informou o portal O Globo, essa é uma empresa controlada por um grupo de bilionários. Dentre eles, estão Mike Moritz, Reid Hoffman (co-fundador do Linkedin) e Marc Andreessen (que é um famoso investidor). O líder do grupo é Jan Sramek, ex-investidor da Goldman Sachs. 

Polêmica 

É importante mencionar que a "cidade secreta" da California Forever não é necessariamente bem aceita pelo público, aliás, muito pelo contrário: tanto moradores da Califórnia quanto autoridades locais levantaram críticas e preocupações a respeito da iniciativa. 

Ainda de acordo com O Globo, essas figuras temem que a construção da cidade futurista traga impactos negativos para o meio ambiente da região e seja prejudicial para a economia agrícola local. 

Além disso, outro detalhe é que a Flannery Associates é acusada de ter usado de chantagem e técnicas ilegais de pressão ao fazer a compra de alguns dos terrenos, assim obrigando os proprietários anteriores a fecharem o negócio.