Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Carruagem de ovelhas de 2 mil anos é descoberta na China

O achado ocorreu próximo ao lendário e famoso Exército de Terracota, no noroeste da China; confira!

Redação Publicado em 06/11/2023, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Exército de Terracota - Getty Images
Fotografia do Exército de Terracota - Getty Images

Recentemente, arqueólogos chineses descobriram na cidade de Xi'an, província de Shaanxi, restos do que acreditam se tratar de uma carruagem movida por ovelhas. A descoberta ocorreu próximo ao lendário 'Exército de Terracota', na tumba ocidental do mausoléu do imperador Qin Shi Huang, segundo o China Daily.

+ A tumba intocada de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China

Jiang Wenxiao, arqueólogo responsável por liderar as escavações, afirmou ainda ao portal de notícias chinês que a estrutura principal da antiga carruagem teria apodrecido devido aos mais de 2 mil anos que passou sob o solo. O mausoléu de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China unificada, data do século III a.C.

Apesar de a carruagem em si não ter sido encontrada, a equipe de arqueólogos achou seis esqueletos de ovelhas que, ainda por cima, usavam acessórios que normalmente servem para puxar uma carruagem, indício de que estes animais poderiam fazer isso. Vale mencionar que na China, no passado, era bastante comum o uso de animais para puxar carruagens e carroças, mas um exemplar puxado por ovelhas é um achado considerado raro.

Agora, de acordo com Jiang Wenxiao em relatório, a equipe de arqueólogos aguarda que a análise laboratorial da câmara mortuária da tumba ajude a determinar se mais alguém, além de Qin Shi Huang, foi enterrado no local. As descobertas descritas foram apresentadas no Quarto Congresso de Arqueologia Chinesa, em outubro, segundo o site estatal ECNS.cn.

Restos mortais de ovelhas encontrados na China
Restos mortais de ovelhas encontrados na China / Crédito: Divulgação/Dayoo News

Outros achados

No local da descoberta recente, além dos seis esqueletos de ovelhas e dos restos da carruagem, também foi desenterrada uma carruagem de madeira de quatro rodas, esta provavelmente puxada por cavalos, bem como artefatos e armas de cobre e ferramentas de ferro, que fornecem uma nova visão sobre o surgimento do ferro entre os chineses.

+ Imperador por trás da Grande Muralha da China também buscou a imortalidade

Por fim, vale descrever a grandiosidade do mausoléu onde foi enterrado Qin Shi Huang. Governante da China desde 221 até 210 a.C., ele é considerado o primeiro imperador da China unificada, e por isso sua grandiosidade não seria poupada para o mausoléu, com 26 quilômetros quadrados e levou 38 anos para ser concluído, sendo o abrigo milenas do lendário Exército de Terracota.