Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

Charles III discursa como rei pela primeira vez: 'Obrigado pelo seu amor'

Na primeira fala após a morte de Elizabeth II, Charles III cita Harry e Meghan e afirma que abandonará caridades

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 09/09/2022, às 15h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles III em seu primeiro discurso como rei - Divulgação / Youtube / CNN
Charles III em seu primeiro discurso como rei - Divulgação / Youtube / CNN

Nesta sexta-feira, 9, dia seguinte da morte da Rainha Elizabeth II, Charles III fez seu primeiro discurso como rei. O ato não foi ao vivo, e sim gravado previamente.

Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo", disse ele.

Ele lamentou a passagem da monarca e disse compartilhar do mesmo sentimento de gratidão que todo o povo do Reino Unido sente. Além disso, ele prometeu dedicar sua vida ao serviço de seus povos, assim como fizera sua mãe: "Isso foi mais do que uma promessa, foi um comprometimento pela vida".

Charles III também comentou sobre as mudanças que a sociedade sofreu no período em que Elizabeth reinou: "Nos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas fés. As instituições mudaram, e por meio das mudanças, a nossa nação, da qual tenho orgulho, prosperou. Nossos valores se mantiveram constantes", afirmou o rei —nesse momento, então, ele reafirmou "os deveres e os papeis da monarquia também se mantém, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana".

Novas responsabilidades

De acordo com o portal de notícias G1, o novo rei, que discursou durante 10 minutos, disse que irá respeitar os princípios constitucionais no coração da nação. "Eu vou tentar te servir com lealdade, respeito e amor", disse.

Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas", afirmou.

O monarca citou sua família, como a esposa Camilla, afirmando que ambos se dedicarão aos papéis que lhe cabem, citou Williame Kate, que terão novos títulos: “William se tornou o príncipe de Gales, e Kate, a princesa de Gales”, e também falou sobre Harry e Meghan: "Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país".

Gratidão

Ao terminar seu discurso, o novo rei disse que seguirá tendo a mãe como exemplo e agradeceu o apoio e as condolências de seus súditos.

Para minha querida mama, quando começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência", concluiu.