Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Missão espacial

Empresa privada norte-americana envia foguete à Lua nesta quarta

Outras três companhias privadas já tentaram realizar a proeza de 2019 para cá, mas, até o momento, sem sucesso; veja mais detalhes

Redação Publicado em 13/02/2024, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens mostrando Falcon 9 e a Lua - Divulgação/ Wikimedia Commons
Imagens mostrando Falcon 9 e a Lua - Divulgação/ Wikimedia Commons

Na próxima quarta-feira, às 2h57 da madrugada, a empresa norte-americana Intuitive Machines vai lançar um foguete com destino à Lua. O equipamento é o Falcon 9, produzido pela SpaceX, a empresa espacial do bilionário Elon Musk.

O módulo lunar Odysseus (que foi batizado em referência ao herói grego Odisseu, protagonista de Odisseia), está previsto para pousar no satélite natural da Terra no próximo dia 22 de fevereiro. 

Vale apontar que esta é a quarta vez que uma companhia privada tenta enviar uma sonda à Lua. As últimas três iniciativas, por sua vez, não chegaram ao seu destino. Elas foram realizadas por American Astrobotic (dos EUA), Ispace (do Japão) e SpaceIL (de Israel), respectivamente, conforme repercutiu o portal O Globo. 

Histórico

Vale mencionar que, até hoje, apenas as agências estatais de cinco países ao redor do mundo conseguiram realizar pousos bem-sucedidos na Lua. Foram eles União Soviética, Estados Unidos, China, Índia e Japão. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!