Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xadrez

Enxadrista chinês perde título após defecar em banheira durante comemoração

Um campeão nacional da modalidade chinesa do xadrez teve seu título retirado devido a 'comportamento impróprio' durante sua celebração; entenda!

Redação Publicado em 26/12/2023, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa do jogo Xiangqi - Divulgação/ Pixabay/ andrewanwang
Imagem meramente ilustrativa do jogo Xiangqi - Divulgação/ Pixabay/ andrewanwang

Na última segunda-feira, 25, Yan Chenglong, que é um campeão nacional de Xiangqi (modalidade chinesa do xadrez), teve seus títulos anteriores no esporte destituídos por "comportamento impróprio".

Além disso, os troféus conquistados pelo homem de 48 anos serão confiscados, e ele também está proibido de competir durante um ano em campeonatos do jogo de tabuleiro. 

Entre os motivos da rígida penalização, está a comemoração de Chenglong após sua última grande vitória, ocorrida no último dia 17 de dezembro. Isso pois o enxadrista voltou para seu quarto de hotel acompanhado de um grupo de pessoas, e a festa, que foi regada a álcool, terminou com ele defecando na banheira do cômodo. 

Segundo anunciado pela Federação Chinesa de Xiangqi (CXA), o jogador veterano "danificou a propriedade do hotel" e, de forma geral, agiu de forma "contrária à ordem pública e aos bons costumes". 

Mais acusações 

Segundo informações repercutidas pelo portal O Globo, em meio à controvérsia ainda surgiram rumores acusando Yan Chenglong de trapacear durante suas partidas usando um plug anal conectado a um computador (de forma que alguém pudesse repassar comandos a ele de forma remota através das vibrações). Essa estratégia de trapaça, vale mencionar, foi utilizada pelo enxadrista estadunidense Hans Niemann

A CXA, porém, afirmou que neste momento é "impossível" confirmar se tais boatos são verdadeiros.