Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Estátua de homem negro ajoelhado aos pés de Lincoln é removida em Boston

A decisão da retirada se deu após uma solicitação com mais de 12 mil assinaturas

Redação Publicado em 04/01/2021, às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua sendo retirada em Boston, Estados Unidos - Divulgação/Twitter/@bennyjohnson
Estátua sendo retirada em Boston, Estados Unidos - Divulgação/Twitter/@bennyjohnson

De acordo com informações publicadas no último domingo, 3, pela revista GQ, após uma solicitação assinada por mais de 12 mil pessoas, uma estátua do ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln e de um escravo liberto ajoelhado, foi retirada de Boston, nos EUA, em 29 de dezembro.

Conforme revelado na publicação, a Comissão de Artes Públicas de Boston acatou o pedido da população após entender que a escultura pode “perpetuar preconceitos prejudiciais e ofuscar o papel dos negros americanos na formação das liberdades da nação”, informou o comunicado oficial.

O monumento nomeado de Emancipation Memorial — Memorial da Emancipação, em tradução para o português — era uma réplica que foi instalada no ano de 1879.

A estátua que mostra um escravo livre ajoelhado em frente a Lincoln, inicialmente havia sido erguida com o objetivo de celebrar o fim da escravidão nos EUA, mas, o contraste da representação não era bem visto. Após a remoção, acredita-se que a peça seja levada para um museu.