Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escultura

Estátua de Nossa Senhora Aparecida é inaugurada no interior de São Paulo

Inaugurada no último sábado, a estátua é maior até mesmo do que o Cristo Redentor

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 09/10/2023, às 12h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua inaugurada no último fim de semana em Aparecida - Divulgação / Redes sociais
Estátua inaugurada no último fim de semana em Aparecida - Divulgação / Redes sociais

Uma estátua de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura, sendo 45 metros só de imagem e mais 5 da base, foi inaugurada no último sábado, 7, no interior de São Paulo. Construída em aço, a imagem instalada na cidade de Aparecida teve um custo de aproximadamente R$ 10 milhões.

Maior até mesmo do que o Cristo Redentor — que possui 30 metros de altura e mais um pedestal de oito metros — a escultura é de autoria do escultor Gilmar Pinna.

No ano passado, o artista revelou à Folha de São Paulo que a imagem era um presente para a cidade e resultara de uma promessa feita a Nossa Senhora 38 anos atrás.

Eu comecei a construção em 2017, tudo com recurso próprio. Em valores atuais já gastei cerca de R$ 8 milhões nela. Mas teve problema na Justiça, fruto de intolerância religiosa. Ficou tudo parado desde 2019 e vandalizaram, roubaram várias partes", disse o escultor na época.

Controvérsias

Conforme informações da Folha, embora a construção tenha sido iniciada em 2017, sua conclusão ocorreu seis anos após o prazo originalmente previsto devido a uma decisão judicial que, em 2019, chegou a proibir sua instalação após um questionamento feito pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos).

Na ocasião, a associação questionou a legalidade do uso de recursos públicos e da suposta doação de áreas municipais para a construção de monumentos religiosos. No entanto, em março do ano passado, o Tribunal de Justiça revogou a decisão e autorizou a conclusão da obra.

O desembargador Ponte Neto argumentou que a cidade tinha o turismo religioso como atividade econômica principal e que, ao permitir as obras, a prefeitura estava contribuindo para a economia local.

A estátua foi instalada a uma distância de 3 km da Basílica de Nossa Senhora e pode ser vista a uma distância de 6 km.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!