Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Leonardo da Vinci

Estudo investiga receita secreta das tintas usadas por Da Vinci

Cientistas acreditam ter descoberto um ingrediente cujo uso muda tudo na fabricação de tintas

Ingredi Brunato Publicado em 30/03/2023, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro Monalisa, de Leonardo Da Vinci - Domínio público / Leonardo da Vinci
Quadro Monalisa, de Leonardo Da Vinci - Domínio público / Leonardo da Vinci

Uma equipe de pesquisadores buscou investigar qual a exata mistura de ingredientes usada para criar as tintas empregadas nos quadros de Leonardo da Vinci, Sandro Boticelli e Rembrandt, entre outros renomados mestres renascentistas da pintura. 

Em algumas telas a óleo famosas do passado, é possível detectar proteína animal, o que poderia ser interpretado como uma simples contaminação de materiais, porém a pesquisa recente propõe que essa presença seria proposital, servindo a finalidades específicas.

O estudo descrevendo as descobertas foi publicado na revista Nature nesta última terça-feira, 28, e, segundo repercutiu a CNN, revela que o grande segredo das receitas antigas de tinta artesanal era seu uso deliberado de gema de ovo. 

A fim de entender como os grandes pintores clássicos se preparavam para fazer suas icônicas telas, os próprios cientistas arregaçaram as mangas e começaram a fabricar tintas, testando diferentes receitas que combinavam quatro ingredientes; pigmento, óleo de linhaça, água destilada e as gemas. 

Vantagens

Enquanto os artistas de hoje podem contar as versáteis tintas acrílicas, na época da Renascença os pigmentos coloridos possuíam, em geral, uma base de óleo. O material, infelizmente, tem maior facilidade de oxidar, o que leva ao escurecimento da pintura nesse contexto, por exemplo, o ovo é útil devido às suas as propriedades antioxidantes.

A viscosidade da tintura também tende a aumentar quando se mistura o ingrediente nela, o que a torna mais fácil de manipular: 

Nossos resultados mostram que, mesmo com uma quantidade muito pequena de gema de ovo, é possível obter uma incrível mudança de propriedades na tinta a óleo, demonstrando como isso pode ter sido benéfico para os artistas", explicou a principal autora da pesquisa, Ophélie Ranquet, também segundo a CNN. 

Uma terceira vantagem é que os pigmentos tendem a "render" mais ao serem combinado com a gema, levando à economia da quantidade total que precisa ser comprada de cada material. 

Além disso, a tinta a óleo seca mais rápido quando é misturada com o ingrediente, o que teria sido importante para garantir que as telas não ficassem enrugadas, um efeito provocado pelo secamento mais lento. 

Há muito poucas fontes escritas sobre isso e nenhum trabalho científico foi feito antes para investigar o assunto com tanta profundidade", acrescentou a pesquisadora, assim enfatizando a importância da investigação empreendida por ela e sua equipe. 

+ Para conferir o artigo científico na íntegra, clique aqui.