Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / 'Travessia'

Família de mulher que foi linchada e inspirou novela relembra o crime

'Travessia', nova novela da TV Globo, é inspirada em caso real de fake news que resultou em morte

Redação Publicado em 10/10/2022, às 12h11 - Atualizado em 16/10/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da novela 'Travessia' (2022) - Reprodução/Vídeo
Cena da novela 'Travessia' (2022) - Reprodução/Vídeo

Com estreia nesta segunda-feira, 10, a novela 'Travessia', da TV Globo, é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias.

Com roteiro de Gloria Perez, o folhetim conta a história principal de Brisa, personagem de Lucy Alves, que se torna alvo de linchamento após uma fake news repercutir com sua imagem. 

A história é baseada em um crime real que aconteceu no ano de 2014 no Guarujá, em SP. Fabiane Maria de Jesus foi injustamente associada a uma sequestradora de bebês e torturada até a morte por uma multidão. 

Fake news

Os boatos passaram a circular online uma semana antes do crime. Os posts do Facebook mostravam um retrato falado que passou a ser associado a Fabiane, todavia, se relacionavam com um crime que aconteceu dois anos antes no Rio de Janeiro. 

Com os vídeos que circularam na internet, a polícia foi capaz de identificar os principais nomes envolvidos nas agressões. Como consequência, cinco pessoas passaram pelo julgamento e estão detidas.

Já aqueles que divulgaram a fake news em si não foram responsabilizadas. O linchamento, inclusive, fez com fosse criado um projeto de lei com o objetivo de tipificar a repercussão de fake news. No Congresso Nacional, ainda espera votação. 

Com a estreia da novela, o Fantástico, da TV Globo, conversou com a família de Fabiane. A filha da vítima, Yasmin, fez um paralelo com o caso real e o fictício tratado na novela de Gloria Perez.

Só espero, sinceramente, que o final dessa personagem seja diferente da minha mãe, que ela consiga fazer justiça, ela consiga ter um final feliz junto com a família dela, né?”, afirmou ela. 

Após o crime, os familiares de Fabiane processaram o Facebook e pedem uma indenização avaliada em R$ 36 milhões, todavia, perderam o caso nas duas primeiras instâncias. Agora, o episódio aguarda o julgamento no STF. 

Procurado pelo programa, o Facebook disse que atua para garantir a segurança da comunidade. Também foi enfatizado o aperfeiçoamento de políticas e desenvolvimento de tecnologia que poderá remover o conteúdo que violar regras. O caso da família de Fabiane não foi mencionado.