Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / SpaceX

Foguete da SpaceX explodiu 4 minutos após lançamento nesta quinta

Equipamento da empresa de Elon Musk explodiu a 29 quilômetros do solo; entenda!

Redação Publicado em 20/04/2023, às 11h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens mostrando decolagem e posterior explosão do foguete - Reprodução
Imagens mostrando decolagem e posterior explosão do foguete - Reprodução

O Starship, foguete e espaçonave reutilizável da SpaceX, empresa do qual o ricaço Elon Musk é dono, explodiu no ar após um lançamento bem-sucedido nesta quinta-feira, 20, com o acidente se dando a 29 quilômetros do solo. 

Vale mencionar que, na última segunda-feira, 17, teria havido uma tentativa anterior de lançar a Starship, porém a operação precisou ser adiada. Já nesta tentativa, embora a espaçonave tenha saído do chão, acabou explodindo após apenas quatro minutos de sua decolagem. Vale enfatizar ainda que tratava-se de um teste não tripulado. 

Conforme informações repercutidas pelo Estadão, houve uma falha em 5 dos 33 motores do foguete. O motivo em si do acidente, por sua vez, não foi ainda formalmente explicado pela SpaceX. 

Veja abaixo o vídeo: 

Starship

O modelo de foguete que explodiu hoje é considerado o mais poderoso já construído. Apesar da explosão, a SpaceX teria considerado o experimento um sucesso, já que seu único objetivo seria fazer a espaçonave abandonar a base de lançamento. 

A Starship acabou de passar pelo que chamamos de uma rápida desmontagem não planejada. Em um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship", anunciou a empresa espacial. 

Elon Musk, que controla tanto a SpaceX quanto a rede social, também fez uma publicação comemorando o evento: 

Parabéns ao time da SpaceX pelo animador teste de lançamento da Starship! Aprendemos bastante para nosso próximo teste de lançamento [que ocorrerá] daqui a alguns meses", escreveu o bilionário.