Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Donald Trump

Fotos geradas por inteligência artificial imaginam Trump preso e viralizam nas redes

As imagens foram publicadas em meio à polêmica da suposta prisão de Trump ao pagar atriz pornô

Redação Publicado em 22/03/2023, às 17h16 - Atualizado às 18h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto falsa de Donald Trump sendo preso - Divulgação / Redes Sociais / Instagram
Foto falsa de Donald Trump sendo preso - Divulgação / Redes Sociais / Instagram

Recentemente, imagens que mostram o ex-presidente americanoDonald Trump sendo preso de forma bruta por policiais de Nova York circularam nas redes sociais. Contudo, nenhuma delas é real. As fotos foram feitas a partir de programas de inteligência artificial, que são capazes de gerar novas imagens a partir de pesquisas realizadas na internet.

Eliot Higgings é o responsável pelas fotos falsas. Ele é diretor criativo e fundador do coletivo investigativo Bellingcat. Segundo a Veja, Eliot pediu cenas de Donald Trump caindo ao ser preso, e usou a ferramenta Midjourney.

A semelhança entre as imagens e a realidade é surpreendente. Isso é fruto da função da ferramenta, que analisa todo o material gráfico disponível acerca do tema e cria algo novo a partir do que aprendeu. O resultado é muito bem feito, principalmente devido ao fato de ter muitas fotos dele na internet.

No entanto, ainda é possível perceber que as fotos não são originais, por conta da disposição das pernas, da falta de definição do rosto e de outros detalhes. “A imagem da prisão de Trump casualmente mostra quão boa e ruim Midjourney pode ser ao renderizar cenas reais. Na primeira imagem Trump tem três pernas e um cinto de polícia”, disse Higgings à AFP.

Contexto das imagens

As fotos tiveram um grande alcance e circularam em diversos perfis nas redes sociais devido ao contexto no qual foram postadas. Trump afirmou no final de semana que seria preso por conta das investigações sobre o então pagamento à atriz pornôStormy Daniels, de US$ 130 mil dólares.

O ex-presidente não queria que o relacionamento dos dois, que ocorreu em 2016, viesse a público. O uso de ferramentas para a criação de imagens falsas conquista o público pela riqueza de detalhes das fotos. Na França, Joann Sfar, artista visual, divulgou suas criações, em que, em uma delas, exibia o presidenteEmmanuel Macron em meio a um protesto.