Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nazismo

França promulga lei para facilitar devolução de obras roubadas pelos nazistas

Durante 2ª Guerra, cerca de 100.000 obras de arte foram roubadas e muitas jamais devolvidas a seus donos; entenda!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 24/07/2023, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Getty Images
Imagem ilustrativa - Getty Images

No último domingo, 23, foi promulgado na França uma lei que inédita que ajudará que obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial sejam devolvidos aos seus verdadeiros donos — ou seus descendentes.

+ Obras de arte 'quase roubadas' pelos nazifascistas ganham exposição em Roma

Conforma a RFI, estima-se que cerca de 100.000 peças, entre quadros, esculturas e até mesmo instrumentos musicais, foram saqueados dos judeus pelos nazistas que ocuparam a França.

Após mais de oito décadas, porém, muitas destas peças jamais foram devolvidas a seus respectivos donos. Mas a nova regulamentação visa facilitar essa devolução.

A devolução de itens roubados

A devolução de itens roubados pelos nazistas durante a guerra não é um trabalho nada fácil. Muitos historiadores, aliás, investem suas carreiras para entender o que aconteceu com essas peças. Estima-se que grande parte delas estejam exibidas em museus de arte.

Após a identificação, ainda é necessário provar sua origem e só assim elas podem ser devolvidas a seus donos de fato; um trabalho que pode levar anos. Para se ter ideia, até abril deste ano, 2023, apenas 15 obras de coleções públicas da França foram restituídas aos seus proprietários.

A nova lei, porém, prevê que as obras que passem por todo esse processo de verificação sejam desvinculadas, por decreto, do patrimônio público, o que agiliza a devolução do espólio.

Importante ressaltar que, em 2019, o governo francês criou o programa Missão de Busca e Apreensão de Bens Espoliados, que visa justamente identificar as obras que possuem procedência duvidosa e, assim, devolvê-las caso necessário.