Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Putin

Guerra da Ucrânia: A visita surpresa de Putin a Mariupol, ocupada por forças russas

Putin fez uma visita inesperada a cidade de Mariupol, tomada pelas forças russas

Redação Publicado em 20/03/2023, às 10h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Putin durante visita a Mariupol - Reprodução/Vídeo
Putin durante visita a Mariupol - Reprodução/Vídeo

Em meio aos desdobramentos da Guerra da Ucrânia, iniciada em fevereiro do último ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma inesperada visita a Mariupol, cidade na Ucrânia ocupada por forças russas. O episódio ocorreu neste domingo, 19.

Conforme repercutido pela agência TASS, o presidente russo foi até a cidade de helicóptero. No local, passou por diversos bairros com um carro. Ele fez paradas e conversou com moradores.

Putin também se encontrou o mais importante comando da operação militar, o que engloba Valery Gerasimov, atual comandante do Exército russo em meio a ofensiva na Ucrânia

O chefe de Estado também examinou o litoral de Mariupol na área do iate clube, do prédio do teatro, lugares memoráveis ​​da cidade”, explicou a agência Interfax.

Críticas

Como era de se esperar, a visita de Putin gerou críticas. Através do Twitter, Mykhaylo Podolyak, assessor presidencial da Ucrânia, detonou a visita do presidente russo, de maneira indireta. 

O criminoso sempre volta à cena do crime", escreveu ele. "O assassino de milhares de famílias de Mariupol veio admirar as ruínas da cidade e [seus] túmulos. Cinismo e falta de remorso."

A visita de Putin ocorre após o Tribunal Penal Internacional de Haia ter solicitado a prisão do presidente da Rússia. O pedido ocorreu após investigações feitas pela Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia da ONU, que apontou que as tropas de Putin foram responsáveis por crimes de guerra durante a invasão ucraniana.