Notícias » Segunda Guerra

Submarino da “frota perdida de Hitler” é encontrado após 70 anos

Inclui vídeo. O U-23 foi descoberto durante filmagens de um documentário no Mar Negro

Letícia Yazbek Publicado em 04/02/2019, às 14h37 - Atualizado às 16h06

Submarino nazista do tipo IIB
Submarino nazista do tipo IIB - Wikimedia Commons

Um submarino do tipo IIB, parte da “frota perdida de Hitler” que afundou no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado a 40 metros abaixo da superfície, a cerca de 3,7 quilômetros da costa de Agva, na Turquia.

A descoberta foi feita durante as filmagens de um documentário sobre o resgate dos submarinos, produzido pela emissora turca TRT Haber e pela marinha do país. A partir do navio de resgate TCG Akin, um dispositivo equipado com uma câmera, controlado remotamente, capturou as primeiras imagens dos restos do submarino.

Com 280 toneladas e 40 metros de comprimento, o U-23 foi um dos seis submarinos construídos pela Alemanha nazista entre 1935 e 1940 para participar da Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética.

Parte das filmagens registradas pelo TCG Akin

A frota de submarinos participou de 56 operações contra navios soviéticos e conseguiu afundar dezenas de barcos. Em 1944, no entanto, os soviéticos conseguiram afundar três dos submarinos. Depois disso, a própria Alemanha teria dado ordens para afundar os três restantes, para evitar que fossem capturados pelos aliados.

Os seis submarinos – do U-18 ao U-23 – que desapareceram no Mar Negro ficaram conhecidos como “a frota perdida de Hitler”. A localização exata do naufrágio permaneceu desconhecida até 2008, quando o engenheiro naval turco Selcuk Kolay determinou a localização do U-20. A partir daí, estimou a posição dos outros cinco.

O U-23 é o quinto submarino da “frota perdida” a ser resgatado. O único que continua desaparecido é o U-19 – acredita-se que ele esteja escondido na costa da província de Zonguldak, a uma profundidade de mais de 450 metros.


Com informações de Daily Sabah