Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

‘Joana D’arc da Ucrânia’ se casa com militar que conheceu na guerra

O casal se conheceu durante o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, no exército

Redação Publicado em 17/10/2022, às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sniper e oficial do exército durante a cerimônia de casamento - Divulgação / Redes Sociais / Instagram
Sniper e oficial do exército durante a cerimônia de casamento - Divulgação / Redes Sociais / Instagram

Conhecia como "Joana D’arcda Ucrânia", uma atiradora de elite se casou com um soldado que conheceu na linha de frente do conflito com a Rússia, em Kharkiv. A cerimônia de Evgeniya Emerald, de 31 anos, aconteceu na última sexta-feira, 14 e foi comandada por um general do exército.

A data foi escolhida por motivos especiais: além de ser o aniversário de Yevgeny Stipanyuk, o noivo, era também o Dia dos Defensores, feriado em homenagem aos veteranos do Exército, segundo o jornal local The Odessa Journal.

"Hoje eu me tornei oficialmente a esposa de um militar. Tudo aconteceu na linha de frente e o general das Forças Armadas da Ucrânia conduziu a cerimônia. Eu não poderia imaginar casamento mais ideal! Este é um dia especial. Quero parabenizar todos os defensores. Glória aos heróis! Também parabenizo meu amado, pois hoje é aniversário dele. Agora ele definitivamente nunca esquecerá a data de seu casamento", escreveu Evgeniya ao compartilhar imagens do casamento.

Origem do apelido

Ao UOL, Evgeniya contou em março deste ano que tinha uma vida confortável antes da guerra. Ela trabalhava com uma joalheria e tinha muitos bens. Ela arrecadou um bom dinheiro para garantir o futuro da filha de 10 anos, que escapou para a Polônia durante o conflito.

Antes de focar na joalheria, a Joana D’arc da Ucrânia” foi oficial do exército ucraniano, chegando à patente de segundo-tenente. Ela ficou conhecida com esse apelido devido a seu temperamento e seus ideais.

Sempre gostei de armas. Antes da guerra, eu tinha 10 armas. Eu doei quase tudo para o exército e fiquei apenas com um rifle sniper. As pessoas já me comparavam à santaJoana D'arc muito antes da guerra. Sou uma pessoa de caráter forte. Eu até gosto que me chamem assim”.