Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Neymar

Justiça espanhola absolve Neymar por supostas irregularidades ao ir para o Barcelona

O Ministério Público da Espanha retirou as acusações contra Neymar nesta terça-feira, 13

Redação Publicado em 13/12/2022, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O camisa 10 da seleção brasileira, Neymar - Getty Images
O camisa 10 da seleção brasileira, Neymar - Getty Images

Após Neymardeixar o Santos para defender o Barcelona em 2013, o jogador teve que passar por um longo processo judicial, em virtude de uma suposta irregularidade na sua transferência. Entretanto, nesta terça-feira, 13, a justiça da Espanha absolveu o astro da seleção brasileira.

O tribunal de Audiência de Barcelona divulgou um comunicado absolvendo tanto o atacante de 30 anos, quantos as outras pessoas que estavam juntas no processo iniciado pelo fundo de investimentos brasileiro DIS por uma teórica corrupção.

A Audiência absolve Neymar e os demais processados por corrupção entre particulares e fraude", informou o tribunal.
Neymar contra Croácia / Créditos: Getty Images

Conforme divulgado pelo Globo Esporte, na ação, a DIS havia solicitado que o pai do atleta, os dois ex-dirigentes do Barcelona — Sandro Rosell e Josep Bartomeu — e o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, pagassem uma multa milionária devido a suposta irregularidade na contração. Além disso, a empresa solicitou a prisão do atual jogador do Paris Saint-Germain.

Entenda o processo

A transferência de Neymar para o clube espanhol havia sido anunciada por 17,1 milhões de euros. Na época, a empresa DIS tinha 40% dos direitos econômicos do jogador — ou seja, eles receberam 6,84 milhões de euros com a venda.

Todavia, depois de um tempo, o time da Catalunha contou que negócio custou 57 milhões de euros. Ainda conforme a fonte, os outros 40 milhões de euros foram destinados à empresa dos pais do atleta, a N&N — Neymar pai e Nadine. Após ser divulgado o valor original da venda, a empresa entrou com uma ação judicial.

A diferença entre os valores não para por aí. Mais tarde, foi informado que o valor final da transferência foi de 86,2 milhões de euros.

Sendo assim, a DIS alegou que foram realizadas manobras para diminuir sua parte do negócio e processou o jogador. Desde então, a empresa e o jogador estavam passando por processos judiciais, até que o Ministério Público retirou as acusações contra o camisa 10, nesta terça-feira.