Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ursa

Justiça italiana decide: ursa que atacou e matou jovem não será sacrificada

O animal estava no 'corredor da morte' desde que foi acusado de matar Andrea Papi, em 5 de abril

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/07/2023, às 12h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Pexels por Pixabay

A ursa Gaia, também conhecida como JJ4, foi poupada de uma sentença de morte após decisão do judiciário italiano. Ela havia sido acusada de matar um jovem de 26 anos, Andrea Papi, em 5 de abril, enquanto ele corria na floresta de Monte Peller, na província de Trento, no norte da Itália.

No momento de sua captura, que se deu no mesmo local do incidente, Gaia estava acompanhada de seus três filhotes, de apenas um ano e quatro meses de idade. Embora os pequenos ursos tenham escapado ilesos, eles foram deixados na floresta sem a proteção materna.

Como destacou o portal de notícias UOL, o conselho de estado italiano decidiu que, embora seja necessário manter Gaia em cativeiro para evitar futuros ataques, a ordem de abate era "desproporcional".

A associação animalista LAV, que defendeu a causa da ursa contra o abatimento, agora propõe que ela seja transferida para um refúgio para animais na Romênia. Eles até ofereceram pagar pelo transporte. O conselho do estado ainda precisa analisar o pedido.

Extrema-direita

Anteriormente, Maurizio Fugatti, presidente da província e membro do partido de extrema-direita de Matteo Salvini, defendia o abate do animal. No entanto, pesquisas revelaram que a maioria do povo italiano estava do lado da ursa, sendo que aproximadamente 80% da população se opôs ao abate de Gaia e outros ursos.