Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alexei Navalny

Maior crítico de Putin é encontrado em prisão remota após 3 semanas sumido

O desaparecimento de Alexei Navalny, opositor político do atual governo da Rússia, havia preocupado seus advogados; entenda!

Redação Publicado em 26/12/2023, às 07h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O opositor russo Alexei Navalny - Michał Siergiejevicz via Wikimedia Commons
O opositor russo Alexei Navalny - Michał Siergiejevicz via Wikimedia Commons

Alexei Navalny, o famoso opositor político de Vladimir Putin, teve seu paradeiro localizado após três semanas desaparecido. O ativista, que é considerado o maior crítico do presidente russo, está atrás das grades desde 2021 pela acusação de "extremismo". 

Para a Anistia Internacional, aliás, uma ONG global de defesa dos direitos humanos, Navalny é um "preso de consciência", isso é, está sendo mantido no sistema carcerário da Rússia devido às suas crenças políticas, e não por ter cometido algum crime. 

Recentemente, o russo preocupou seus advogados após estes não serem mais capazes de contatá-lo. Após três semanasdesaparecido, porém, seu paradeiro finalmente foi determinado: ele está sendo mantido em uma remota colônia prisional. 

O local 

Conforme repercutiu o The Guardian, a nova cela de Alexei Navalny está situada em um complexo penitenciário acima do Círculo Polar Ártico, em uma região a 1.900 quilômetros de distância de Moscou, a capital russa. 

A cadeia desta colônia é considerada a mais severa de todo o país, de forma que o preso político, que possui uma sentença de 30 anos para cumprir, será submetido a um "regime especial". 

Através de seus advogados, o opositor do Kremlin afirmou que estava bem e com "excelente humor" apesar de sua situação. Outro detalhe é que a viagem até a prisão havia durado 20 dias — o que também ajuda a mostrar o quão isolada geograficamente é a área onde fica esta penitenciária. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!