Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Viral

Mandíbula de ancestral humano é encontrada incrustada em ladrilho

Durante visita à casa recém-reformada de seus pais, um dentista se deparou com algo familiar de sua profissão embutido na parede de um dos corredores

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 22/04/2024, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mandíbula de ancestral humano é encontrada em ladrilho - Reprodução/Reddit
Mandíbula de ancestral humano é encontrada em ladrilho - Reprodução/Reddit

Enquanto visitava a casa recém-reformada de seus pais, um dentista teve uma enorme surpresa ao se deparar com algo familiar de sua profissão embutido na parede de um dos corredores: uma mandíbula

Acontece que a nova soleira colocada, que leva até o terraço, parece conter uma mandíbula humana, conforme repercutiu o dentista em uma publicação no Reddit que já se tornou viral pela internet. 

+ Medicina bizantina: Guerreiro descoberto na Grécia teve mandíbula costurada com fios de ouro

Embora não se possa acreditar em tudo o que se vê pela internet, especialistas garantiram ao Daily Mail que a foto realmente parece ser de uma mandíbula humana — que pertenceu a um ser humano moderno (Homo sapiens) ou, mais provavelmente, a um hominídeo extinto como o Homo erectus ou o Neandertal. Se o fóssil realmente for de um desses antigos ancestrais humanos, ele teria entre 24 mil e 1,9 milhão de anos.

Mandíbula no ladrilho 

Em uma publicação no Reddit, um usuário identificado como Kidipadeli75, que disse ser dentista, postou uma foto do ladrilho da casa recém-reformada de seus pais. O objeto é feito de travertino, um calcário rico em cálcio que é frequentemente extraído e cortado para ladrilhos. 

"Embora os fósseis sejam frequentemente encontrados no travertino, os fósseis de hominídeos são muito menos comuns", disse a arqueóloga Kristina Killgrove ao DailyMail. "Este é definitivamente o osso da mandíbula inferior de um hominídeo, cortado transversalmente em algum lugar no meio".

Não estou nem um pouco surpreso que existam ossos incrustados neste tipo de pedra", continuou Angelique Corthals, professora associada de antropologia forense no John Jay College of Criminal Justice. "É muito comum. O incomum é ter a sorte de encontrar a mandíbula do hominídeo incrustada".

Comumente usado em azulejos, o travertino é um material mais barato que o mármore, mas suas veias de cristais de calcita lhe conferem uma aparência interessante. Eles são formados perto de fontes naturais, como Mammoth Springs no Parque Nacional de Yellowstone.