Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Discurso

Mourão é questionado sobre críticas ao discurso de fim de ano: “Sem comentários”

O discurso aconteceu na noite do dia 31 de dezembro de 2022, em cadeia nacional

Redação Publicado em 01/01/2023, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hamilton Mourão durante discurso - Reprodução/TV Brasil
Hamilton Mourão durante discurso - Reprodução/TV Brasil

Na noite do último sábado, 31 de dezembro de 2022, em discurso de final de ano em cadeia nacional de televisão e rádio, o vice-presidente da República, na ocasião o general da reserva Hamilton Mourão, foi alvo de críticas. 

Mourão, que assume o mandato no primeiro dia de 2023 como senador pelo Rio Grande do Sul, disse à CNN Brasil que não pretende responder às críticas de que foi alvo e falou: “Sem comentários”. 

Durante o discurso, o general da reserva disse que a troca de poder em uma democracia “é saudável e deve ser preservada”, e ainda comentou, sem citar nomes, sobre o silêncio que líderes deixaram que se criasse no país um “clima de caos”. 

Parte do discurso 

Hamilton Mourão disse: “Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram com que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social e de forma irresponsável deixaram que as Forças Armadas de todos os brasileiros pagassem a conta, para alguns por inação e para outros por fomentar um pretenso golpe”. 

O trecho foi interpretado por apoiadores do ex-presidente da República,Jair Bolsonaro (PL), como indireta, pois Jair demorou mais de um mês para reconhecer que havia sido derrotado nas eleições presidenciais de 2022 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Por ter viajado para os Estados Unidos, Bolsonaro não fez o pronunciamento e não passará a faixa presidencial para Lula