Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Homossexualidade

Na Nigéria, polícia islâmica prende 19 pessoas por celebrarem ‘casamento gay’

No norte do país, a polícia islâmica age juntamente com a lei comum, proibindo a homossexualidade

Isabelly de Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 20/12/2022, às 11h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de casal de homens - Foto de LollipopPhotographyUK, via Pixabay
Imagem ilustrativa de casal de homens - Foto de LollipopPhotographyUK, via Pixabay

Na cidade de Kano, no norte da Nigéria, a polícia da sharia islâmica prendeu 19 jovens por organizarem um casamento gay, como informado por Lawam Ibrahim Fagge, o porta-voz do órgão de segurança, nesta terça-feira, 20. Assim como em outros estados do norte do país, em Kano, a sharia vigora junto com a lei comum.

De acordo com o sistema legal islâmico, a homossexualidade é crime e pode levar à pena de morte. Os detidos, 15 mulheres e 4 homens, todos na faixa dos 20 anos, foram detidos no domingo, 18, durante um evento no centro da cidade.

Lawan Ibrahim Fagge disse à AFP que a celebração era de um casamento: "Nossos homens invadiram o local onde um casal gay estava se casando e prenderam 19 homens e mulheres, incluindo a mulher que arranjou o casamento".

Tentativa de escape

Segundo Fagge, o casal que estava se casando no evento conseguiu fugir, mas foi preso pela polícia mais tarde. O porta-voz ainda acrescentou que os suspeitos irão permanecer detidos durante a investigação, como informado pela AFP, via Uol.

A Nigéria aprovou, em 2014, um texto que torna ilegais os casamentos de pessoas do mesmo sexo, assim como a realização de uniões civis, prevendo penas de até 14 anos de prisão para aqueles que cometerem infrações.