Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Nova York desinstala último telefone público da cidade

Antes um serviço importante, hoje os telefones públicos foram tornados obsoletos no município norte-americano

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/05/2022, às 16h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo que capturou despedida do equipamento analógico - Divulgação/ Youtube/ Gothamist
Trecho de vídeo que capturou despedida do equipamento analógico - Divulgação/ Youtube/ Gothamist

A cidade estadunidense de Nova York se despediu nesta semana de seu último telefone público. O aparelho, que no passado já foi de grande utilidade pública, foi tornado obsoleto em vista das tecnologias atuais. 

De 2015 cá, as mais de 6 mil cabines de telefones públicos que um dia povoaram as ruas nova-iorquinas têm sido gradualmente substituídas por estações da "LinkNYC", que são de uso gratuito, sendo pagas pelos anunciantes que as usam para transmitir propagandas. 

Os postos fornecem sinal de Wi-Fi, entradas para carregamento de celular e tablet, telas que mostram mapas da cidade e, é claro, possuem a função de realizar ligações, tal como seu predecessor analógico. 

Virou item de museu

Encarado como uma relíquia de um passado anterior à internet, o último telefone público do local será enviado para o Museu da Cidade de Nova York, conforme repercutido pelo The Guardian. 

Assim como fizemos a transição do cavalo e da charrete para o automóvel e do automóvel para o avião, a evolução digital progrediu de telefones públicos para quiosques Wi-Fi de alta velocidade para atender às demandas de nossas necessidades diárias de comunicação em rápida mudança", apontouMatthew Fraser, comissário do escritório de tecnologia de Nova York. 

O profissional destacou, todavia, que seu adeus ao último aparelho nova-iorquino foi uma experiência "agridoce" devido ao "lugar de destaque que [os telefones públicos] ocupam na paisagem física da cidade há décadas". 

Confira abaixo um vídeo mostrando a remoção do telefone público: