Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nova York

Nova York se torna uma das cidades com pior qualidade de ar do mundo após incêndios

A fumaça gerada por queimadas acontecendo no Canadá poluiu o ar de algumas regiões dos EUA; entenda!

Redação Publicado em 07/06/2023, às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia mostrando Nova York nesta quarta-feira, 7 - Getty Images
Fotografia mostrando Nova York nesta quarta-feira, 7 - Getty Images

O Canadá vive atualmente uma intensa temporada de queimadas florestais que já soma mais de 250 focos de incêndio e colocou diversas partes da nação em estado de emergência. 

A devastação causada pelo fogo não apenas está afetando a população canadense — que em determinados casos precisou ser evacuada em massa devido à proximidade com as chamas —, mas também os moradores de algumas regiões dos Estados Unidos. 

Isso pois a fumaça e as cinzas liberadas pela vegetação em combustão viajaram até o território vizinho, envolvendo locais como a cidade de Nova York em uma névoa cinzenta nesta quarta-feira, 7.

A poluição foi tanta que, segundo as medições em tempo real do portal IQAir World Air Quality Index, a capital do estado de Nova York pode ser considerada, no momento, como uma das cidades com pior qualidade de ar do mundo, conforme informou a CNN. 

Em reação à situação excepcional, o Serviço Nacional de Meteorologia da região chegou a aconselhar os nova iorquinos a evitarem praticarem atividades físicas ao ar livre enquanto a fumaça não é arrastada para outra parte do país pelas correntes de ar — o que está previsto para acontecer por volta da próxima sexta-feira, 9. 

Quebec 

Os gases e cinzas que atingiram Nova York, vale mencionar, teriam vindo principalmente do Quebec, que é uma das províncias canadenses que mais está sofrendo com as chamas.  

Um detalhe relevante, no entanto, é que essa província não costuma ser afetada pelos incêndios florestais do Canadá. As circunstâncias inusuais foram abordadas por François Bonnadel, o ministro de Segurança Pública do Quebec, em uma declaração repercutida pelo O Globo: 

Estamos experimentando uma situação nunca antes vista em toda a Quebec. No oeste do Canadá costuma haver muitos incêndios florestais. Em Quebec, não. Mas, agora, tudo está ardendo em chamas", observou ele. 

Outra informação importante é que muitas das queimadas teriam começado devido a erros humanos, segundo as autoridades da nação.