Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Linha Direta

O que se sabe sobre o novo formato do Linha Direta, 15 anos depois

Linha Direta, programa que chamava atenção crimes de destaque nacional, volta a ser exibido nesta semana

Redação Publicado em 02/05/2023, às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedro Bial, o novo apresentador do 'Linha Direta' - Reprodução/Vídeo e Divulgação/TV Globo
Pedro Bial, o novo apresentador do 'Linha Direta' - Reprodução/Vídeo e Divulgação/TV Globo

Após entrar em hiatos 15 anos atrás, o programa 'Linha Direta', da TV Globo, voltará a ser exibido pela emissora carioca nesta quinta-feira, 4, após o Cine Holliúdy, começando às 23h.

Sucesso nacional, o programa foi exibido inicialmente a partir de março de 1990 e teve, além de Pedro Bial, outros três apresentadores que eternizaram casos como o Edifício Joelma e as Máscaras de Chumbo. 

Com a febre mundial do true crime, crimes ganham repercussão mundial através das redes sociais. Diferente do passado, hoje as pessoas têm celulares e acesso às câmeras de segurança. Com isso, o Linha Direta passou por uma reformulação. 

"O programa tem um tipo de abordagem e troca com o público no passado e ficou identificado por isso. Ao mesmo tempo, agora temos que apresentá-lo ao público que nunca viu, ou que era muito novo quando ele foi exibido. O ‘true crime’, o crime verdadeiro, é febre mundial', disse Pedro Bial ao Gshow.

"Hoje em dia é muito difícil qualquer coisa acontecer numa grande cidade sem que tenha sido captada por duas ou três câmeras de segurança, ou por alguém com celular filmando o momento. Isso tudo determina a investigação, os registros e a linguagem do programa", destacou ele.

Pedro Bial no novo cenário do 'Linha Direta' /Crédito: Divulgação/TV Globo

Assim, o apresentador explica que o programa experimenta formatos que tenham conexão com os dias atuais e até mesmo deu uma prévia dos temas que serão tratados. 

"Estamos experimentando formatos que estejam mais antenados com os dias de hoje. Em cada um dos programas teremos temáticas muito relevantes como feminicídio, violência contra crianças, LGBTfobia, racismo, entre muitos outros", disse Pedro Bial.

O 'Linha Direta' apresentará entrevistas com pessoas que foram importantes no caso, como familiares ou especialistas. "Teremos também a participação de profissionais da nossa própria equipe de roteiristas, que trabalharam na apuração das histórias", destacou o apresentador.

Com novo formato, o programa também terá inovações tecnológicas na linguagem, englobando laudos de perícia em 3D e também registros feitos por câmeras de segurança e até mesmo celulares, que auxiliam a compreender a linha temporal do caso.

No formato documental, o programa apresentará simulações, a apuração e também entrevistas feitas pelo apresentador no estúdio com familiares e figuras importantes durante as investigações. 

O apresentador também destacou que o programa também tratará de casos que ainda estão em andamento. "Então, esse é o formato preferencial: um caso concluído e um caso em aberto. O segundo caso, em aberto, é que pedimos ajuda do público para que através dos canais de denúncia ajude a localizar foragidos da Justiça", disse ele.

Podcast

Outra novidade, é que agora, o programa também terá um podcast: o 'Linha Direta Podcast'. Além de conteúdo extra, o episódio também contará com as impressões de Bial e depoimentos dos bastidores por roteiristas, produção e pesquisadores. O episódio será disponibilizado no dia seguinte à exibição na televisão.

"Vai ser um outro produto e com a linguagem do podcast, com tudo isso que se espera de um podcast, com vários bastidores. Se muitas vezes na televisão, devido ao tempo e ao formato, você apresenta uma entrevista que a gente conseguiu através de muito esforço, no podcast a gente vai contar a história de todo esse trabalho, de como essa entrevista foi realizada e como chegamos aos personagens. No podcast tem um espaço para aprofundar. É mais que um desdobramento", explicou Pedro Bial.