Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

ONU faz alerta para risco de desastre nuclear em usina ucraniana

Conforme denúncias, soldados russos têm disparado mísseis em área próxima à usina

Redação Publicado em 08/08/2022, às 10h10 - Atualizado às 10h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Usina de Zaporizhzhia - Wikimedia Commons / Ralf1969
Usina de Zaporizhzhia - Wikimedia Commons / Ralf1969

A agência nuclear da ONU pediu o fim das ações militares russas em uma área próxima à usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia, alertando a todos de que há um "risco bastante real de um desastre nuclear".

De acordo com informações da BBC News, o chefe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Rafael Mariano Grossi, revelou estar "extremamente preocupado" com os relatos de bombardeios na maior usina da Europa.

O governo ucraniano acusa Moscou de ter usado "táticas de terror" na região, instalando-se nas proximidades da usina, que fica perto da cidade de Energodar, e disparando foguetes contra áreas civis.

Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido, a Rússia estaria se aproveitando do "status protegido" da usina nuclear, uma vez que o risco de ataques por parte das forças ucranianas é reduzido em razão da possibilidade de um desastre nuclear

Consequências catastróficas

"Qualquer poder de fogo militar direcionado para a instalação ou realizado a partir dela equivale a brincar com fogo, com consequências potencialmente catastróficas", disse Grossi.

"Para proteger as pessoas na Ucrânia e em outros lugares de um possível acidente nuclear, devemos todos deixar de lado nossas diferenças e agir agora. A AIEA está pronta", declarou o chefe da AIEA.


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.