Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oppenheimer

Oppenheimer: Fala capaz de chocar espectadores não estava no roteiro

Em entrevista, James Remar revelou fala improvisada de 'Oppenheimer', que foi encorajada por Christopher Nolan

Redação Publicado em 03/08/2023, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de Oppenheimer - Divulgação
Imagem promocional de Oppenheimer - Divulgação

Em cartaz nos cinemas, 'Oppenheimer' já é um dos maiores sucessos do diretor Christopher Nolan. Baseado na história do físico que entrou para a História como o 'pai da bomba atômica', o filme continua levando espectadores para as salas de cinema. 

"Físico americano, Robert Oppenheimer (Cillian Murphy) era um estudioso. A frente do Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica, o cientista sabia do poder de destruição que estava criando. Apesar de sua mente brilhante prever o impacto, a história da humanidade nunca mais foi a mesma após a explosão nuclear, em Hiroshima, Japão, durante a Segunda Guerra Mundial", explica a sinopse do filme

Com cenas eletrizantes e um roteiro intenso, o filme conta com fatos curiosos. Um deles, inclusive, foi revelado pelo ator James Remar, que interpreta Henry Stimson no filme. Uma das falas presentes no corte do filme, capaz de chocar espectadores, não estava originalmente no roteiro. 

A fala em questão ocorre quando Oppenheimer está ao lado de autoridades do governo com o intuito de decidir os locais que serão alvo das bombas atômicas no Japão. Na cena, Henry Stimson, interpretado por James Remar, choca ao sugerir que Kyoto não seja atingida, afinal, ele esteve no local durante a lua de mel e presenciou uma marcante 'presença cultural'. 

Fala improvisada

Em entrevista ao New York Times, Nolan revelou que a fala foi improvisada por James. Isso porque a narrativa foi organizada pelo diretor em torno do pensamento do físico, assim, o elenco foi instruído a fazer uma pesquisa a respeito dos respectivos personagens. Assim, Remar, surpreendeu Nolan com a fala.

Acrescente! É um momento fantástico no qual ninguém na sala sabe como reagir", disse o diretor. 

"Cada ator estava indo à mesa com uma pesquisa sobre quem seu personagem foi na vida real. Eles tinham muita lição de casa. Possuíam uma boa fonte com o American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer. [...] Então, por exemplo, na cena na sala com todos os cientistas, a gente poderia improvisar a discussão. O roteiro está lá, mas eles puderam atuar com paixão e conhecimento baseado no que eles mesmos aprenderam", relembrou Christopher Nolan.