Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / México

Presidente do México causa polêmica ao compartilhar foto de 'elfo maia'

Presidente do México virou piada entre internautas ao compartilhar foto que mostraria um 'elfo maia'

Redação Publicado em 27/02/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andrés Manuel López Obrador, atual presidente do México - Reprodução/Vídeo
Andrés Manuel López Obrador, atual presidente do México - Reprodução/Vídeo

Andrés Manuel López Obrador, atual presidente do México, se tornou assunto entre internautas no último sábado, 25. O presidente iniciou uma polêmica ao utilizar sua conta oficial no Twitter para compartilhar uma imagem que ele acredita mostrar um 'elfo'.

Conforme repercutido pelo The Guardian, o mandatário escreveu que a imagem, tirada em local escuro, mostraria o que parece ser um 'alux', uma criatura famosa do folclore maia. 

Para 'sustentar' a sua teoria, ele comparou o registro com a foto de uma escultura pré-hispânica. 

"Compartilho duas fotos de nossa supervisão das obras do Trem Maia: uma, tirada por um engenheiro há três dias, aparentemente de um luxo; outro, de Diego Prieto de uma esplêndida escultura pré-hispânica em Ek Balam. Tudo é místico", escreveu ele no Twitter.

No entanto, os internautas não receberam muito bem o Tweet do presidente. Uma das contas que rebateu a publicação do presidente é o escritor Mauricio Schwarz. Ele provou que a foto publicada por Obrador circula na internet desde 2021.

"Sim, Andrés, um engenheiro tirou há três dias uma foto que está rodando em Nuevo León desde fevereiro de 2021 e na Tailândia desde dezembro desse ano [2021]. Você está triste, muito triste... e o país ainda mais... Se você acredita, você é estúpido... se você sabe que está mentindo, você é malicioso", escreveu ele.

Outros internautas ofenderam o presidente após o polêmico Tweet. "Esse é o nível de presidente que eles queriam e aí está ele se fazendo de bobo todos os dias. Impossível que queiram defendê-lo", escreveu uma conta nas respostas da publicação.

O trem e a lenda

O The Guardian também destacou que a obra em questão citada pelo presidente é um projeto ferroviário, o "Trem Maia", projeto turístico que se tornou um dos favoritos de Obrador. 

Já os aluxes compreendem criaturas míticas. Conforme a narrativa, são pequenas criaturas travessas que vivem nas florestas e buscam pregar peças em muitas pessoas. Reza a lenda que eles até mesmo escondem coisas.