Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Processo a respeito do Tesouro de Guelph é rejeitado por tribunal dos EUA

Os judeus tentando iniciar a ação judicial afirmam que coleção de arte foi tirada de sua família pelos nazistas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 31/08/2022, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de alguns dos artefatos do tesouro - Divulgação/ Domínio Público
Fotografias de alguns dos artefatos do tesouro - Divulgação/ Domínio Público

Um tribunal distrital dos Estados Unidos rejeitou, recentemente, um processo movido por judeus contra um museu alemão, alegando não possuir jurisdição sob a questão. 

A ação judicial seria focada no Tesouro de Guelph, uma coleção de arte medieval repleta de crucifixos, joias e outras relíquias em ouro e prata. O conjunto de artefatos é avaliado em mais de US$ 250 milhões. 

Uma família de judeus descendentes de comerciantes de arte afirma que a coleção tenha sido tomada de seus parentes durante o período nazista, uma vez que esses teriam sido obrigados a vender os itens a preços reduzidos para o governo da Alemanha. 

Histórico

Os valiosos objetos estão em exposição no Bode Museum, localizado na cidade de Berlim, desde 1960. A fundação argumenta que a venda forçada não ocorreu, de forma que o processo "não tinha mérito", segundo informações apuradas pelo The Guardian. 

Hermann Parzinger, o presidente da Stiftung Preussischer Kulturbesitz (SPK), a fundação que administra o museu, se manifestou publicamente nesta terça-feira, 30, a respeito da rejeição da ação judicial pela corte norte-americana, ainda de acordo com o veículo: 

A SPK está satisfeita com a decisão do tribunal distrital, que confirma a avaliação de longa data da SPK de que este processo buscando a restituição do Tesouro de Guelph não deve ser ouvido em um tribunal dos EUA”, afirmou a mensagem.