Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Proeza arquitetônica: China inaugura curioso arranha-céu torcido

Os responsáveis por projetarem a torre se inspiraram na aurora boreal

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/09/2022, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do arranha-céu - Divulgação/ Aedas
Fotografia do arranha-céu - Divulgação/ Aedas

A China inaugurou recentemente um dos prédios mais torcidos do mundo. Batizado de "Dance of light" ("Dança da luz", em tradução livre), o arranha-céu de 180 metros de altura é inspirado na aurora boreal. 

A torre de aparência curiosa está localizada na cidade de Chongqing, e foi construída pela Aedas, uma empresa de arquitetura, conforme informações repercutidas pela CNN. 

Ao cair da noite, a fachada curva apresenta reflexos que aludem à figura dançante de uma bailarina", afirmou a companhia através de um comunicado.

Vale dizer que prédios torcidos não representam um conceito novo, com o primeiro deles tendo sido construído ainda em 2005, na Suécia. A façanha arquitetônica sempre surpreende, todavia, pelo efeito inusual que cria. 

Como um espaço público aberto, a torre tem todos os créditos para ser um ícone da cidade, especialmente a torção significativa da fachada é notável”, afirmou o diretor da Aedas, Ken Wai, ainda de acordo com a CNN. 
Fotografia de outro ângulo do Dance of Light / Crédito: Divulgação/ Aedas

Construção contorcida 

Mesmo antes do Dance of Light, a China já contava com um dos arranha-céus torcidos mais famosos do mundo, a Shangai Tower, localizada em Xangai, que não apenas é a maior cidade do país, mas também é considerada um núcleo financeiro global. 

Esse prédio icônico foi inaugurado em 2015, e possui nada menos que 632 metros de altura, somando 128 andares.