Notícias » Arqueologia

Rara carroça da Idade do Ferro é encontrada na Holanda

Segundo os arqueólogos, o veículo foi descoberto em uma tumba do século 5 a.C. e pode ter sido usado em rituais funerários

Pamela Malva Publicado em 29/06/2020, às 15h00

Reconstrução da carroça encontrada em Nijmegen, na Holanda
Reconstrução da carroça encontrada em Nijmegen, na Holanda - Divulgação/Museu Het Valkhof

Em 2018, um grupo de amadores encontrou uma rara tumba da Idade do Ferro, em Nijmegen, na Holanda, e escavou a área ilegalmente. Agora, em resposta, a Agência do Patrimônio Cultural Nacional apreendeu todos os artefatos, datados do século 5 a.C..

Segundo os pesquisadores e arqueólogos da agência e da Universidade VU de Amsterdã, o túmulo encontrado pertenceu à um líder regional bastante rico, que contava com diversos contatos internacionais — o que explicaria as diversas peças de ferro e bronze.

Alguns dos artefatos de bronze encontrados na tumba / Crédito: Divulgação/Museu Het Valkhof

 

Entre os artefatos encontrados na tumba estavam os restos de uma carroça celta de duas rodas, diversas armas de combate, algumas louças e arreios para cavalos. Para os cientistas, o veículo identificado provavelmente foi usado em rituais funerários.

Fragmentos de artefato de bronze e pote de barro / Crédito: Divulgação/Museu Het Valkhof

 

Além dos raros artigos, os arqueólogos ainda identificaram uma urna que pode contar com as cinzas do líder cremado e enterrado na tumba. Atualmente, especialistas em restauração estão trabalhando na limpeza e na preservação das peças inusitadas.