Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ásia

Rara tartaruga com 'cauda de crocodilo' e 'bico de águia' é descoberta viva na China

Os traços do réptil da espécie 'Platysternon megacephalum' impressionam — e foram comparados aos de um personagem de Pokémon por diversos internautas

Wallacy Ferrari Publicado em 14/07/2020, às 09h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em trecho de vídeo, a tartaruga se movimenta nas mãos de um homem - Divulgação / Twitter
Em trecho de vídeo, a tartaruga se movimenta nas mãos de um homem - Divulgação / Twitter

Enquanto passeava próximo a um rio em Dongshan, na China, um morador local observou uma estranha criatura na água, se movimentando lentamente. Acreditando ser um outro animal debilitado, o homem analisou o réptil e acionou a guarda florestal para auxiliar na descoberta. A surpresa, no entanto, foi de que o bichano se tratava de uma espécie rara de tartarugas.

Ao ser recolhido, o animal foi levado para um centro de cuidados especiais da província de Yunnan, onde foi filmado e examinado para ser devolvido ao seu habitat natural. Em vídeo, compartilhado pela CGTN, o animal se movimenta lentamente nas mãos de um dos examinadores do centro.

Popularmente conhecida como “tartaruga cabeçuda chinesa”, o animal da espécie Platysternon megacephalum tem características que mesclam o casco de tartaruga com uma cabeça maior e redonda, além de uma boca pontuda, semelhante ao bico de uma águia. Na parte inferior de seu corpo, uma longa cauda impressiona ainda mais os biólogos.

A espécie tem hábitos noturnos e grandes mandíbulas, se alimentando de moluscos, crustáceos e pequenos peixes das regiões montanhosas do Sudeste Asiático — local onde o bicho foi mais vezes visualizado. A descoberta também rendeu brincadeiras, com diversas respostas de seu vídeo relacionando a aparência da tartaruga com a do personagem Squirtle, da série ‘Pokémon’.