Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Felino

Raro felino é encontrado em vinícola no Rio Grande Sul

O felino ameaçado de extinção só foi encontrado com vida outras sete vezes

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/10/2022, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de Leopardus braccatus - Reprodução / Vídeo
Imagem ilustrativa de Leopardus braccatus - Reprodução / Vídeo

Na vinícola da Família Salton, em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, um gato-palheiro-pampeano foi encontrado em agosto deste ano. O caso surpreende por essa ser apenas a sétima vez que o animal é registrado com vida.

O felino da espécie endêmica do bioma gaúcho teve sua aparição registrada pelos fotógrafos de vida selvagem e educadores ambientais Gustavo Arruda e Gustavo Fonseca

Como informado pela revista Galileu, a dupla de fotógrafos registrou o felino ao realizar um trabalho de registro das espécies que habitam as parreiras das vinícolas Salton.

“Sabíamos que estávamos indo para um dos centros de possibilidade de vê-lo, mas estávamos desacreditados. Era realmente uma agulha no palheiro”, disse Fonseca, em entrevista a revista Galileu.

Fantasma dos pampas

O gato-palheiro-pampeano é considerado o "fantasma dos pampas", isso porque a espécie está criticamente ameaçada de extinção com 250 indivíduos adultos na natureza. O habitat desses animais é afetado por atividades agrícolas, especialmente em lavouras de soja. No entanto, entre os impactos que incidem sobre as espécies, o principal é o atropelamento.  

Além disso, os gatos sendo acuados por matilhas de cachorros domésticos e a  transmissão de doenças de felinos domésticos, também incidem sobre a espécie. O avistamento do animal, se repetiu algumas semanas depois a poucos quilômetros do local e significa que o manejo realizado na vinícola não está impactando negativamente a fauna.

O animal pode também pode auxiliar no desenvolvimento das parreiras. Esse felino preda espécies conhecidas por comer as mudas das árvores, as impedindo de crescer.