Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Site dispõe gratuitamente um acervo de 80 mil aquarelas dos séculos 15 ao 19

As imagens exploram temas como paisagens, natureza, botânica e zoologia, estão organizadas por local, e incluem dezenas de quadros pouco conhecidos do Brasil

Alana Sousa Publicado em 08/02/2019, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhe da aquarela “Quezal ou Pharomacrus mocinno” - The Watercolour World
Detalhe da aquarela “Quezal ou Pharomacrus mocinno” - The Watercolour World

O site The Watercolour World está reunindo mais de 80 mil pinturas aquarela dos anos 1400 até 1800. As autorias são diversas, assim como os temas, que englobam a fauna, flora, paisagens marítimas e terrestres e até pessoas.

"As aquarelas são um registro de valor inestimável do mundo antes da fotografia", disse Javad Marandi, presidente do conselho consultivo da The Watercolour World, em comunicado à imprensa.

As pinturas aquarelas já foram vistas como menos dignas do que a arte clássica, porque muitas vezes lidavam com flores e belas paisagens, algo considerado como irrelevante. Mas conquistaram seu espaço em uma época em que a fotografia ainda não existia, possibilitando que os artistas documentassem o mundo ao seu redor.

Dirigido por uma instituição de caridade com sede no Reino Unido, o site da The Watercolour World seleciona essas obras históricas de coleções privadas e públicas, e os disponibiliza para todos. A navegação é de fácil acesso, podendo ser filtrada por tema, artista, data e país.

Confira algumas das belas aquarelas abaixo:

Não titulado Pietro Fabris 1776

Não titulado Maria Sibylla Merian

Ação entre a vitória e o Bucentaur possivelmente em Trafalgar Artista Desconhecido

Hambye Rev. John Lewis Petit

Não Titulado Gildeon Yates