Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Florence Nightingale

Últimas fotografias de Florence Nightingale são leiloadas

Fotografias que seriam as últimas imagens da enfermeira britânica datam de 1910 — e foram leiloadas junto a outros objetos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 14/12/2023, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objetos leiloados pela Roseberys - Divulgação/Roseberys
Objetos leiloados pela Roseberys - Divulgação/Roseberys

Duas raras fotografias em sépia, possivelmente os dois últimos registros da renomada enfermeira britânica Florence Nightingale, foram leiloadas junto com outros objetos pertencentes à reformadora social em um evento em Londres.

A coleção, comercializada pela casa de leilões Roseberys por 25.584 libras esterlinas (aproximadamente R$ 158 mil), inclui diversas fotografias, cartas, receitas médicas e um bule de chá. Estes itens eram originalmente propriedade de Eliza Francis "Fanny" Pettit, companheira de Nightingale em seus anos finais.

Nascida em 1820, Florence tornou-se a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito por sua dedicação ao tratamento de soldados feridos durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). Ela, que foi a responsável por introduzir a Enfermagem Moderna em todo o mundo, ficou conhecida como a "Dama da Lâmpada" devido à sua prática de realizar rondas noturnas para verificar o estado dos pacientes.

As fotografias

Segundo informações do portal Galileu, as fotografias em sépia retratam a enfermeira sentada em uma poltrona, em 1910, o mesmo ano de seu falecimento. As imagens, que medem apenas 5,9 x 5,9 centímetros, foram capturadas por Pettit e só foram exibidas publicamente uma vez.

Após a morte de Nightingale, as fotografias, juntamente com outros itens leiloados, foram transmitidas pela família Pettit por quatro gerações.

Além das fotografias, fazem parte da coleção leiloada objetos como uma chaleira e um bule de chá banhados em prata, presenteados por Nightingale a Pettit. Também vale mencionar uma carta escrita pela governanta Elizabeth Bosanquet a qual detalha as últimas horas de vida da enfermeira.

Na carta, Bosanquet convidou Pettit a visitar "para contemplar o rosto pacífico da Srta. Nightingale", que já havia falecido. "Ela faleceu silenciosamente às 14h de ontem, repousando em seus travesseiros assim como havia sido colocada na noite anterior", relata a carta, segundo a Roseberys.

"Foi muito pacífico e misericordioso, e somos muito gratos que ela tenha partido sem sofrimento", escreveu Bosanquet. "Todos nós seremos melhores por sua maravilhosa influência".

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!