Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vestígios de parente de 12 mil anos do elefante são descobertos no Chile

Os mamíferos gigantes teriam sido caçados pelos humanos da época

Redação Publicado em 28/09/2022, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo mostrando escavação dos restos mortais - Divulgação/ Youtube/ The Star
Trecho de vídeo mostrando escavação dos restos mortais - Divulgação/ Youtube/ The Star

No sul do Chile, pesquisadores encontraram os restos mortais de um parente dos elefantes modernos que viveu há cerca de 12 mil anos. Os vestígios estavam nas proximidades de um lago glacial, isto é, cuja água é originada de uma geleira que derreteu. 

O indivíduo encontrado pertencia à já extinta raça dos Gomphotheres, e, através dos restos, os especialistas chilenos estimaram que ele teria quase 3 metros de altura e pesaria 4 toneladas. 

Devido ao tamanho impressionante dessas criaturas, a teoria da equipe responsável pelo estudo dos achados é que as populações humanas da época precisavam se reunir em grupos para conseguir abater esses animais. 

A hipótese com a qual estamos trabalhando é que se trata de caça, eventos de caça. Achamos isso porque o Gomphothere é um animal muito grande e perigoso e provavelmente exigia várias pessoas (para caçar)", explicouCarlos Tornero, um dos arqueólogos envolvidos na descoberta, conforme divulgado pela Reuters. 

Homem e Natureza 

Já outra especialista entrevistada pela agência de notícias, Elisa Calas, afirmou que o estudo do sítio arqueológico onde estavam os restos mortais do parente do elefante pode revelar detalhes importantes a respeito do impacto dos humanos primitivos no ambiente à sua volta. 

Podemos obter muitas informações daqui, por exemplo, sobre as mudanças climáticas, como isso afetou os animais. A influência que os humanos tiveram no meio ambiente está muito alinhada com o que está acontecendo agora em termos de meio ambiente", concluiu ela. 

Veja abaixo um vídeo mostrando a escavação do local: