Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vaticano

Viagem de Papa à Ucrânia é impedida por motivos de saúde

Os médicos do pontífice recomendam que ele repouse após última visita internacional, entenda!

Redação Publicado em 05/09/2022, às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco usando cadeira de rodas em evento devido à sua artrose - Getty Images
Papa Francisco usando cadeira de rodas em evento devido à sua artrose - Getty Images

Após meses falando sobre uma possível visita à Ucrânia, que enfrenta a guerra contra a Rússia, Papa Francisco anunciou recentemente que essa viagem precisará ser adiada por razões médicas. 

O pontífice explicou durante uma entrevista à CNN Portugal que voltou a sentir dores em seu joelho, onde sofre de artrose, uma condição causada pelo desgaste da cartilagem que cobre a articulação, de forma que o osso raspa contra outro osso durante movimentos. 

Assim, Francisco foi aconselhado por seus médicos a ficar de repouso para não piorar o quadro. 

Agora não posso ir [à Ucrânia] porque a recuperação no joelho se ressentiu um pouco depois da viagem ao Canadá, e o médico disse: 'Não, até o Cazaquistão você não pode viajar'", relatou o pontífice ao veículo. 

A viagem ao Cazaquistão, onde o líder da Igreja Católica participará de um congresso inter-religioso, ocorrerá na segunda semana de setembro. 

Planos 

A ida do Papa à região em guerra, todavia, embora tenha sido atrasada, não está fora de questão: 

Estou dialogando com eles. Amanhã, por exemplo, tenho uma conversa por telefone com o presidente Zelensky (...) Tenho mantido contatos por telefone e faço o que posso. E peço a todo mundo que faça o que puder. Mas a situação é muito trágica", explicou. 

O chefe de Estado ucraniano já pede por uma visita do pontífice há meses. Curiosamente, Francisco também pretende visitar a Rússia, onde quer se reunir com Vladimir Putin. Neste caso, porém, ele ainda não possui permissão do governo do país.