Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Vestido

A acusação de tentativa de assassinato por trás do vestido que enlouqueceu a internet

Em 2015, foto gerou a discussão para saber se vestido era azul e preto ou branco e dourado; em 2023, uma nova polêmica

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/08/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vestido que quebrou a internet é preto e azul ou branco e dourado? - Reprodução
Vestido que quebrou a internet é preto e azul ou branco e dourado? - Reprodução

Em 2015, uma foto publicada nas redes sociais gerou uma enorme discussão: afinal, o vestido era azul e preto ou branco e dourado? Quase uma década depois, o assunto volta à tona. A notícia, porém, é muito diferente e bem mais grave, envolvendo uma acusação de tentativa de assassinato.

O vestido viral

Em 2015, a escocesa Caitlin McNeill, então com 21 anos, fazia parte de uma banda de folk que tocou em uma festa de casamento. O que chamou a atenção na ocasião, porém, foi o vestido usado pela mãe da noiva.

Ao BuzzFeed News, na época, McNeill disse que as discussões em torno da cor do vestido começaram antes do início da festa, quando a mãe da noiva mostrou os membros da banda a peça de roupa que havia comprado.

Nem mesmo os noivos conseguiram decidir se o vestido era azul e preto ou branco e dourado. Caitlin, então, decidiu levar a confusão para suas redes sociais e publicou a foto do tal vestido em seu Tumblr.

A escocesa jamais imaginaria que a história ganharia a magnitude que tomou. O assunto se tornou tão fenômeno que a hashtag #TheDress (#OVestido) chegou a render incríveis 11 mil tweets por minuto, recorda o UOL.

Nas redes sociais, celebridades e influenciadores passaram a tomar partido e defender as cores que achavam certa para o vestido — isso sem contar aqueles que estavam na dúvida por enxergas as duas combinações possíveis.

O fato é que a peça de roupa passou a ser conhecida como 'o vestido que quebrou a internet' o que levou a noiva e sua mãe participarem de programas televisivos, como o de Ellen DeGeneres, para esclarecer a real cor do vestido: azul e preto, da marca Roman Originals.

Anúncio do vestido preto e azul/ Crédito: Divulgação/Roman Originals

A acusação

Passado alguns anos, a história reacendeu a internet. Agora, porém, por um assunto muito mais grave e polêmico: uma suposta tentativa de assassinato envolvendo o noivo daquela ocasião, Keir Johnston.

Segundo reporta o jornal O Globo, Johnston teve de comparecer ao Tribunal Superior de Glasgow, na Escócia, no último dia 10 de julho, para esclarecer as acusações de que teria tentado matar sua esposa.

O The Times reportou que o sujeito, da Ilha de Colonsay, é acusado de cometer violência doméstica e controle coercitivo por quase 11 anos antes de, de fato, ter tentado matar sua esposa.

As acusações, colhidas entre abril de 2019 e março de 2022, incluem casos como tentativa de estrangulamento, ameaça com uma faca e até mesmo de Keir Johnston ter empurrado a parceira contra a parede.

Em certa ocasião, quando sua esposa se recusou a sair com ele, Keir teria a arrastado para fora de um bar. O sujeito também é acusado de afastar a companheira de amigos e de monitorar suas finanças e os locais para onde ela ia.

Os promotores que avaliam as acusações ainda disseram que essa série de incidentes teria levado a um ataque ainda mais violento, onde Johnston teria tentado matar sua esposa. No tribunal, porém, ele negou tudo.

Desta forma, conforme relata o UOL, o caso continua tramitando e uma audiência preliminar ainda será agendada. A expectativa é que a audiência final do processo, porém, só aconteça em 2024.