Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara projéteis de artilharia em recado ao Sul: "alerta grave"

Centenas de projéteis foram disparados ontem, 18, por Pyongyang

Redação Publicado em 19/10/2022, às 08h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte - Getty Images
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte - Getty Images

Militares sul-coreanos afirmaram nesta quarta-feira, 19, que a Coreia do Norte disparou projéteis de artilharia em suas costas leste e oeste ontem, 18, depois que Seul realizou seus exercícios anuais de defesa.

De acordo com comunicado do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, Pyongyang teria disparado em torno 100 projéteis no mar, em sua costa oeste, por volta das 22h, no horário local, e mais 150 em sua costa leste. 

Segundo informações da agência de notícias Reuters, mais tarde, a Coreia do Norte declarou que os disparos teriam sido realizados com um objetivo: enviar um "alerta grave" ao país vizinho em resposta ao disparo de dezenas de projéteis de artilharia, que teriam ocorrido entre 9h55 e 17h22 de terça.

Tensão militar 

Conforme afirmou o Estado-Maior do Exército Popular da Coreia (KPA) o "exercício de guerra do Sul contra o Norte está acontecendo de maneira frenética".

"A fim de enviar um alerta grave mais uma vez, foi assegurado que as unidades do KPA nas frentes leste e oeste conduzissem um fogo de advertência ameaçador em direção aos mares leste e oeste na noite de 18 de outubro, como uma poderosa contramedida militar", prosseguiu o exército em comunicado divulgado pela emissora estatal KCNA.

Os inimigos devem parar imediatamente as provocações imprudentes e incitadoras que aumentam a tensão militar", finaliza a nota.