Matérias » Família Real Britânica

Feita sob medida: O curioso truque da bolsa da princesa Diana

Lady Di chegou a ser considerada a mulher mais fotografada do mundo — e criou 'táticas' para evitar que fosse ainda mais

Wallacy Ferrari Publicado em 02/03/2021, às 08h41

Diana sendo aplaudida durante presença em estádio, em 1995
Diana sendo aplaudida durante presença em estádio, em 1995 - Getty Images

Segredos de vestimentas nunca foram completamente ocultos na Família Real Britânica; com as vidas extensamente cobertas pela imprensa e seguidores, os membros da monarquia do Reino Unido possuem alguns hábitos quando o assunto é roupa — e acabam virando até mesmo objeto de estudo por isso.

Um dos exemplos, revelado pelo tabloide The Sun em 2017, foi o mórbido motivo pelo qual as viagens oficiais da família real sempre contam com um traje completo em cor preta. Tudo se deu após Elizabeth II, durante uma viagem área, 'correr' para arranjar a roupa determinada ao saber do falecimento de seu pai, George VI, em 1952, a medida foi tomada para qualquer emergência fúnebre.

Elizabeth II também tornou sua inseparável bolsa num imã de cliques; a favorita da rainha é o modelo Traviata, produzida pela marca londrina Launer. Na cor preta e com adaptações para eliminar zíperes, a rainha já comprou mais de 200 unidades da queridinha — e sua nora mais famosa não ficou para trás.

Em looks de cores vivas, Elizabeth II mantém a bolsa básica preta modelo Traviata / Crédito: Wikimedia Commons

 

A bolsa de Lady Di

Assim como a sogra, a princesa Diana se tornou um ícone da moda mundial durante a segunda metade do século 20, quando casou-se com o príncipe Charles em um badalado relacionamento iniciado em 1980 e encerrado extra-oficialmente em 1992. Tais destaques históricos obviamente renderam dezenas de cliques da loira, que já chegou a ser considerada a “mulher mais fotografada de todos os tempos”, de acordo com a TV Globo.

Principalmente após o término, a frequência de tentativas de capturas em momentos íntimos e ângulos indiscretos se tornavam mais corriqueiros com o assédio midiático. Lady Di, cada vez mais cansada de fotografias degradantes e tiradas em ângulos comprometedores, passou a exercer uma postura rígida, inclusive com suas vestimentas.

Uma de suas armas eram as bolsas de mão; com o auxílio delas, a Princesa de Gales conseguia criar uma espécie de tarja em brechas de seus trajes, como em dobras, no colo e, principalmente, na altura dos seios. Com isso, as bolsas clutch passaram a ser item carimbado nos looks da ex-monarca.

Método eficaz

O truque foi revelado pela designer de bolsas britânica Anya Hindmarch ao jornal britânico The Telegraph, em 2009, explicando que eram confeccionadas sob medida para a amiga pessoal: “Costumávamos rir quando desenhávamos o que ela chamava de 'bolsas de decote'; pequenas bolsas de cetim com as quais ela cobriria o decote quando saísse dos carros”.

Com isso, ela conseguiu, até o último dia de vida, evitar com que os paparazzi fotografassem seus seios enquanto se levantava dos veículos, além de manter a bolsa em cima das pernas, na ponta do vestido, durante as viagens de carro.

Hindmarch ainda explicou que diversos testes eram realizados para encontrar o tamanho ideal para esconder parte do corpo de Diana, com a princesa sendo uma das primeiras compradoras: “Ela era uma cliente muito leal e muito divertida. [...] Ela vinha nos ver sem guarda-costas e sem causar confusão”.


+Saiba mais sobre a família real britânica em obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W