Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Casseta & Planeta, Urgente!

O dia em que o Casseta & Planeta enfureceu a Câmara dos Deputados

Esquete envolvendo deputados, prostitutas e compra de votos quase rendeu processo ao grupo humorístico; relembre!

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 02/04/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de Casseta & Planeta, Urgente! - Divulgação
Elenco de Casseta & Planeta, Urgente! - Divulgação

Conhecido por seu humor pastelão que beira o absurdo, com boas doses de nonsense e sátiras, Casseta & Planeta, Urgente! estreou na televisão em 1992. Onde ficou por 18 anos, até 26 de novembro de 2010. 

O grupo de Beto Silva, Cláudio Manoel, Helio de la Peña, Hubert Aranha, Marcelo Madureira, Bussunda, Reinaldo Figueiredo e Maria Paula marcou época na tela da Globo; além de convergir para as mais diferentes mídias, como jornais, revistas, discos e até livros e filmes. 

Com a promessa de não poupar ninguém, o Casseta & Planeta, Urgente! causou uma grane confusão com a Câmara dos Deputados em 2001. O que quase acarretou um processo para o grupo humorístico. 

Limite do humor?

Tradicionalmente exibido às terças-feiras, o Casseta & Planeta, Urgente! se envolveu em uma polêmica com a Câmara dos Deputados em maio de 2001, recorda o site Memórias, da Globo. 

Em uma de suas esquetes, chamada de "Deputados de Programa", os humoristas se passaram por deputados que paravam motoristas de carro nas ruas e ofereciam seus votos em troca de dinheiro. Uma abordagem semelhante ao de garotas de programa. Ao fim do quadro, uma prostituta ficava indignada quando lhe questionada se a mesma era deputada. 

Cena de esquete do Casseta & Planeta, Urgente!/ Crédito: Divulgação/Memória Globo

No dia seguinte à exibição do Casseta & Planeta, Urgente!, como recorda matéria da Folha de São Paulo, um grupo de deputados se reuniu na Procuradoria da Câmara para assistir uma cópia do programa. À época, o procurador Ricardo Izar, do PMDB-SP, relatou que duas parlamentares choraram ao assistir à gravação. Por conta da repercussão, o então presidente da Câmara, Aécio Neves, se disse indignado com o quadro:

O programa passou dos limites. Eles têm talento suficiente para fazer graça sem desqualificar a instituição, que garante a liberdade para que façam graça." 

A resposta 

Por conta da polêmica, recorda o Memória da Globo, a imprensa passou a repercutir o discurso em tom de ameaça do presidente da Câmara, dizendo que o grupo humorístico poderia ser processado pelo quadro. O que levou o grupo a publicar uma nota oficial: 

"Foi com surpresa que nós, integrantes do Grupo CASSETA & PLANETA, tomamos conhecimento, através da imprensa, da intenção do presidente da Câmara dos Deputados de nos processar por causa de uma piada veiculada em nosso programa de televisão. Em vista disso, gostaríamos de esclarecer alguns pontos:

1. Em nenhum momento tivemos a intenção de ofender deputados ou prostitutas. O objetivo da piada era somente de comparar duas categorias profissionais que aceitam dinheiro para mudar de posição;

2. Não vemos nenhum problema em ceder um espaço para o direito de resposta dos deputados. Pelo contrário, consideramos o quadro muito adequado e condizente com a linha do programa;

3. Caso se decidam pelo direito de resposta, informamos que nossas gravações ocorrem às segundas-feiras, o que obrigará os deputados a interromper seu descanso", finaliza o comunicado.

Entretanto, a Câmara dos Deputados decidiu não levar adiante as ameaças de interpelação judicial, e o grupo de comediantes não foi processado.