Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pinguim mais velho

O trágico fim de um dos pinguins mais velhos do Reino Unido

Sra. Wolowitz foi descrita como dona de uma “enorme personalidade”

Redação Publicado em 21/08/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pinguim “rockhopper do norte” no Zoológico de Schönbrunn, na Áustria - Divulgação/Youtube/zoos.media
Pinguim “rockhopper do norte” no Zoológico de Schönbrunn, na Áustria - Divulgação/Youtube/zoos.media

O pinguim mais velho de sua espécie e tido como um dos mais antigos do Reino Unido morreu na última semana, não devido à idade avançada, que poderia ter sido entendida como o motivo de seu óbito.

Na verdade, a causa da morte da Sra. Wolowitz, então com seus impressionantes 35 anos, foi bem mais trágica e evitável que isso. Uma raposa invadiu seu recinto no zoológico de Edimburgo, capital da Escócia, e causou um estrago inestimável.

Na última quinta-feira, 11, a instituição usou seu Twitter para informar a morte do pinguim, acrescentando que os outros animais do recinto não foram machucados pela raposa e que se encontram bem após o incidente, que aconteceu na quarta-feira, 10.

“Sabemos que muitos de vocês amavam a Sra. Wolowitz, nosso pinguim mais velho”, escreveu o zoológico. “Infelizmente, nós a perdemos na noite passada depois que uma raposa invadiu nosso recinto de pinguins. Felizmente, o resto de nossa colônia está ileso e indo bem”.

Sua ‘enorme’ personalidade fará falta”, completou.

Segundo informou o The Guardian, os tratadores do zoológico são responsáveis por verificar os recintos todos os dias, mas que ainda há risc de arrombamento por animais selvagens. “Estamos analisando o que podemos fazer para reforçar ainda mais a fronteira”, completou.

Pinguim mais velho

Em inglês, a espécie da Sra. Wolowitz é chamada de “rockhopper do norte”, traduzido literalmente. Embora os Eudyptes chrysocome tenham sido tratados como da mesma espécie dos pinguins-de-crista, há muita controvérsia na comunidade científica.

Segundo o Center for Biological Diversity, nos Estados Unidos, a vida útil média desses pinguins é de 10 anos na natureza. Ainda que a Sra. Wolowitz tenha vivido em um zoológico, ainda a coloca em uma posição privilegiada.

A espécie está entre uma das menores de pinguins, chegando a cerca de 50 centímetros de altura. Ela conta com a característica mais comum aos pinguins: barriga branca e restante do corpo preto, mas tem algumas peculiaridades.

Entre elas estão seus olhos vermelhos, bico laranja, pés palmados rosa e penas amarelas e pretas na cabeça cujo formato é pontiagudo. A partir desses aspectos, é bastante fácil diferenciar um “rockhopper” de outros pinguins.

Esses animais são encontrados especialmente em climas temperados frios, a exemplo das ilhas de Gough e Tristan da Cunha no Oceano Atlântico e St. Paul e Manchester no Oceano Índico, onde se reproduzem.

Falando de comida, sua alimentação inclui principalmente krill, mas também conta com outros crustáceos, assim como lulas.

A espécie de Sra. Wolowitz está entre uma das populações de pinguins mais numerosas do mundo, o que não impediu sua drástica diminuição nos últimos anos. Acredita-se que o número desses animais tenha diminuído cerca de 30% nos últimos 30 anos.

Isso pode estar acontecendo principalmente em decorrência da pesca comercial excessiva, exploração de petróleo e poluição, além do próprio aquecimento global, que vem reduzindo sua forma de alimentação.