Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Princesa Diana

Onde foi parar o carro envolvido no acidente de Diana?

O paradeiro da Mercedes onde a princesa do povo sofreu o acidente automobilístico que tirou sua vida é desconhecido

Redação Publicado em 12/11/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da princesa Diana - Getty Images
Fotografia da princesa Diana - Getty Images

Na noite de 31 de agosto de 1997, a princesa Diana sofreu um violento acidente de carro na cidade de Paris enquanto tentava escapar de paparazzis que a flagraram jantando fora com o namorado, o empresário egípcio Dodi Fayed. Fazia então cerca de um ano desde seu divórcio oficial do príncipe Charles

Durante a fuga em alta velocidade, o motorista, Henri Paul, que estava embrigado, acabou perdendo o controle do veículo e se chocando contra a parede de um túnel. Nenhum dos passageiros usava cinto de segurança, e os dois homens a bordo morreram instantaneamente. 

Lady Di, por sua vez, estava viva e, inclusive, ainda se encontrava consciente quando foi resgatada pelos bombeiros. Ela passou por duas horas de cirurgias no hospital, mas no fim não conseguiu resistir aos seus ferimentos. 

Diana e Dodi Fayed no dia de sua morte / Crédito: Getty Images 

As chocantes fotografias da lataria amassada deixada pelo acidente automobilístico viajaram o mundo, tendo sido capturadas pelos próprios paparazzi que violavam a privacidade da ex-integrante da realeza britânica naquela noite. 

O paradeiro da limusine de modelo Mercedes-Benz S280, todavia, que foi recolhida pelas autoridades francesas, permanece desconhecido até hoje.

Um detalhe de relevância é que a devolução do automóvel envolvido no trágico episódio é motivo de cobrança pelo seu proprietário legítimo. A última manifestação pública a respeito do assunto feita pelo homem ocorreu em agosto deste ano.

O dono inconformado

Jean-François Musa é o dono da Etoile Limousines, uma empresa sediada em Paris que oferece a locação de carros de luxo, e, em 1997, teve a princesa Diana como cliente. O veículo alugado por ela, no entanto, nunca voltou para as mãos de Musa, para sua frustração. 

Não faço ideia de onde está o carro. Tudo o que sei é que é legalmente meu e obviamente o quero de volta", afirmou ele, que tem hoje 63 anos, em uma entrevista ao Mirror realizada em ocasião do aniversário de 25 anos da morte da britânica. 

"Já deveria ter sido devolvido, mas isso não foi possível. Eu sempre o possuí abertamente. Não estava sujeito a nenhum financiamento", completou o empresário. 

Caso consiga recuperar o que sobrou de sua posse após o acidente, Muse deseja colocar as ruínas da lataria em exposição em algum museu como forma de homenagear Diana.

O ato, vale mencionar, iria contra os desejos da Família Real Britânica, que teria sugerido ao longo dos anos preferir que o Mercedes-Benz S280 seja simplesmente descartado, ainda de acordo com o Mirror. 

Trecho de entrevista de 1995 com Diana, Charles e seus dois filhos / Crédito: Divulgação/ Youtube/ The Royal Family Channel

Especulações 

Até 2017, o automóvel teria sido armazenado no interior de um contêiner dentro de um estacionamento administrado pela polícia Creteil, uma cidade localizada nas proximidades de Paris. 

A informação teria sido dada ao veículo britânico por um funcionário do local: "Era mantido aqui, mas foi movido há vários anos. Não sei onde fica. Precisa perguntar para a prefeita de Paris", teria dito a fonte. 

Uma ligação ao gabinete da prefeitura parisiense, todavia, foi infrutífera, com os representantes do órgão se recusando a revelar o que ocorrera com o carro. 

Outra parte importante da história é que, em 2006, o Mirror descobriu ainda que diversas peças do Mercedes-Benz S280 teriam sido danificadas pós-acidente, em um incêndio ocorrido em 1999. O episódio foi confirmado na ocasião pela procuradoria francesa, que garantiu, porém, que o fogo não foi deliberado.