Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Submarino

Por que James Cameron acredita que as buscas pelo submarino foram uma 'farsa'?

Em entrevista, James Cameron expressou sua sincera visão a respeito das buscas pelo submarino que implodiu

Redação Publicado em 27/06/2023, às 16h56 - Atualizado em 06/07/2023, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cameron durante entrevista e foto do submersível Titan - Reprodução/Vídeo e Divulgação OceanGate
Cameron durante entrevista e foto do submersível Titan - Reprodução/Vídeo e Divulgação OceanGate

Na última semana, a notícia da descoberta dos destroços e confirmação das mortes da tripulação do submersível Titan, que realizava expedição até o Titanic, foram alguns dos mais comentados assuntos entre internautas. O submarino da OceanGate desapareceu no Oceano Atlântico no último dia 18 durante uma tentativa de chegar até o local de repouso do naufrágio mais famoso da História. 

Como resultado, as buscas pelo submersível foram realizadas até a quinta-feira, 22, quando a Guarda Costeira dos EUA confirmou que os destroços do Titan foram encontrados. Além disso, também confirmou a morte das cinco pessoas que estavam a bordo do submersível.

Por outro lado, James Cameron, diretor do mais famoso filme sobre o naufrágio, disse que as buscas foram uma 'farsa'. O diretor disse 'não ter dúvidas' sobre a morte dos passageiros no momento em que ouviu falar do desaparecimento. Vale lembrar que Cameron realizou 33 mergulhos até os destroços do Titanic em meio as pesquisas para o filme.

Foto do submersível Titan, da OceanGate /Crédito: Divulgação/OceanGate

O que disse Cameron

Como repercutido pela Rolling Stone, em entrevista à BBC Cameron disse que as autoridades envolvidas no resgate sabiam da morte dos tripulantes quando foi confirmado que o submarino perdeu o contato com o navio de apoio. 

"Não houve buscas. Quando eles finalmente conseguiram [colocar] um equipamento lá embaixo, que poderia atingir a profundidade, eles o encontraram em poucas horas. Provavelmente dentro de minutos”, afirmou Cameron. 

O diretor de 'Titanic', clássico de 1997, deu sua visão sobre os fatores que indicavam que o submersível havia passado por algo sério.

"A parte eletrônica do submersível falhar, o sistema de comunicação falhar e o transponder de rastreamento falhar simultaneamente é porque o submersível se foi", explicou ele. "Para mim, não havia dúvida. Eu sabia que o submersível estava exatamente abaixo de sua última posição conhecida".

Cameron também chamou atenção para a cobertura midiática a respeito da reserva de oxigênio do submersível, responsável por criar uma 'farsa prolongada' a respeito de um cenário de resgate da tripulação.