Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Leitura

Machado de Assis: 5 obras memoráveis do escritor que marcou a literatura brasileira

Conheça o ilustre romancista através de 5 obras memoráveis

Vitória Araújo, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 21/06/2023, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capas das obras disponíveis na Amazon - Crédito: divulgação / Penguin
Capas das obras disponíveis na Amazon - Crédito: divulgação / Penguin

Considerado até os dias de hoje como um dos mais relevantes escritores da língua portuguesa, Machado de Assis foi um grande romancista e um dos principais autores do Realismo no Brasil. A produção escrita de Machado é um profundo mergulho nas perspectivas críticas das sociedades escravocrata e aristocrática do século XIX , no Rio de Janeiro imperial.

O site Aventuras na História selecionou 5 obras memoráveis de Machado de Assis para você entender os pontos marcantes de seu trabalho. Dá só uma olhada:

1. Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (2014) - https://amzn.to/3tY6Ta9

Crédito: divulgação / Penguin
Crédito: divulgação / Penguin

Publicado em 1881, escrito com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante romance brasileiro de todos os tempos. Nesta obra, Brás Cubas está morto. Mas isso não o impede de relatar em seu livro os acontecimentos de sua existência e de sua grande ideia fixa: lançar o Emplasto Brás Cubas.


2. Quincas Borba, de Machado de Assis (2012) - https://amzn.to/3LDG69p

Crédito: divulgação / Penguin

Neste romance, Machado de Assis apresenta a história do provinciano Rubião - herdeiro da fortuna do idiossincrático filósofo Quincas Borba - e dos tipos urbanos da corte que o levam à ruína. A obra aborda questões sociais da época, a partir das fictícias teorias Humanistas do personagem principal, o filósofo Quincas Borba.


3. Dom Casmurro, de Machado de Assis (2016) - https://amzn.to/3wVO3CA

Crédito: divulgação / Penguin

Um clássico da literatura brasileira, Dom Casmurro é um romance contado em primeira pessoa por Bento Santiago, um advogado recluso e calado que, no decorrer da narrativa, transparece suas inseguranças e ciúmes pela sua esposa Capitu. Na obra, conhecemos a versão de Bentinho sobre um triângulo amoroso composto por ele, a esposa e seu melhor amigo, Escobar.


4. Helena, de Machado de Assis (2018) - https://amzn.to/3LuozjI

Crédito: divulgação / Penguin

Publicado em 1876, nesse romance, Helena é uma moça de origens humildes, reconhecida em testamento como filha e herdeira do conselheiro Vale, um homem importante da elite carioca do Segundo Império. Após o espólio do pai vir à tona, a jovem passa a viver na mansão da família do Vale com uma tia e Estácio, filho legítimo do conselheiro. Estácio não apenas aceita a meia-irmã como lhe oferece um profundo e crescente carinho, por ela correspondido.


5. O Alienista, de Machado de Assis (2014) - https://amzn.to/3wX1SR7

Crédito: divulgação / Penguin

Nesta obra o médico, Simão Bacamarte, passa a se interessar pela psiquiatria, iniciando um estudo sobre a loucura em Itaguaí, onde funda na vila de Itaguaí a Casa Verde, instituto onde pretende estudar e tratar todos os que sofrem de transtornos mentais. Todo tipo de gente é enviada aos cuidados do doutor, que passa também a enxergar em seus vizinhos e conhecidos o perigoso traço da loucura.


Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (2014) - https://amzn.to/3tY6Ta9

Quincas Borba, de Machado de Assis (2012) - https://amzn.to/3LDG69p

Dom Casmurro, de Machado de Assis (2016) - https://amzn.to/3wVO3CA

O Alienista, de Machado de Assis (2014) - https://amzn.to/3wX1SR7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W