Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cartas para Deus

Cartas para Deus: Veja a emocionante história real que inspirou o filme

Um dos mais assistidos por brasileiros na plataforma de streaming Netflix, Cartas para Deus é baseado numa emocionante história verdadeira

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 02/04/2024, às 19h44 - Atualizado em 17/04/2024, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do filme 'Cartas para Deus' - Divulgação
Imagem promocional do filme 'Cartas para Deus' - Divulgação

Lançado em 2010, Cartas para Deus é um filme capaz de emocionar diferentes idades. O longa acompanha a história de garotinho de apenas oito anos diagnosticado com câncer.

Assim, ele passa a escrever orações em correspondências para seu amigo, Deus. Tudo muda quando um carteiro decide ajudar o garoto.

O filme, que será exibido pela TV Globo nesta quarta-feira, 17, chama atenção, afinal, é baseado uma história real melancólica.

Segundo a TV Globo, o Tyler da vida real é filho do roteirista de 'Cartas para Deus', Patrick Doughtie. Interpretado no filme por Tanner Maguire, ele nasceu em 1995, nos Estados Unidos.

Quando tinha três anos, passou a jogar futebol, que se tornou sua grande paixão, repercute o Metro. A criança também fez parte da Awana, organização cristã, e num clube de escoteiros.

Infelizmente, tudo mudou quando Tyler foi diagnosticado com câncer no cérebro, em 2003. Era meduloblastoma, um tumor maligno em crianças. Aproximadamente um ano depois, o quadro piorou quando o câncer se espalhou.

Na época, a madrasta de Tyler estava grávida e enfrentou complicações, que a obrigaram a permanecer em repouso.

Cena do filme Cartas para Deus - Divulgação

"Você pode imaginar, não foi uma boa gravidez para ela. Ela ficou muito sozinha enquanto eu estava em Memphis, Tennessee, cuidando de Ty, Savanah, que tinha acabado de completar seis anos", explicou Patrick em entrevista ao Learn Religions. "Ela pegou muito do meu estresse durante esse período. Muitos dos meus momentos emocionais foram liberados sobre ela. Agradeço a Deus todos os dias por ela ficar ao meu lado durante tudo isso e continuado a me apoie e seja minha rocha".

A criança, infelizmente, não sobreviveu. Tyler faleceu em 2005. Abalado com a perda, Doughtie decidiu eternizar a história do filho, que se transformou num tocante roteiro de filme, desenvolvido após ele ingressar num curso de roteiristas.

Orações e questionamentos

De acordo com o Baptist Press, quando finalizou o roteiro, se deparou com um caderno no qual seu filho escreveu duas cartas para Deus. Elas consistiam em orações e questionamentos feitos durante a batalha contra o câncer.

O verdadeiro Tyler ao lado do pai - Reprodução/Facebook

Entretanto, vale destacar que, assim como muitos filmes baseados em fatos, 'Cartas para Deus' também conta com mudanças. As correspondências mostradas nas cenas e o carteiro são elementos fictícios. 

"As cartas que Tyler escreve no filme inicialmente faziam parte da ficção (...) Mas, um ano depois de terminar o roteiro, enquanto vasculhava seu quarto, que eu havia deixado igual, mas ocasionalmente entrava, arrumava uma caixa e guardava, me deparei com um pequeno bloco de notas e comecei a folheá-lo lendo algumas de suas palavras. Depois de várias páginas, encontrei um que dizia: 'Querido Deus' e uma mensagem. E então um segundo. Eu chorei, gritando por minha esposa", explicou o roteirista ao Hollywood the Write Way.

De qualquer maneira, o longa-metragem é uma celebração da vida, explicou Doughtie ao Learn Religions.

"É um filme edificante e inspirador sobre esperança e fé. Sinto que tem algo a oferecer a todos, independentemente de sua fé ou crença, porque o câncer não se importa com o que você acredita ou quanto dinheiro você ganha. Ele baterá à sua porta, não importa quem você seja", afirmou ele.