Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Oppenheimer

Oppenheimer: O erro histórico que você não percebeu no filme

Disponível no streaming, Oppenheimer relembra a história do criador da bomba atômica e a invenção que marcou a Segunda Guerra

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 08/04/2024, às 14h00 - Atualizado em 18/04/2024, às 18h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Oppenheimer' - Divulgação
Cena do filme 'Oppenheimer' - Divulgação

Lançado no último ano, Oppenheimer foi um grande sucesso de bilheteria, inclusive varrendo vários prêmios na última edição do Oscar. Dirigido por Christopher Nolan, o longa-metragem garantiu sete estatuetas, incluindo a de 'Melhor Filme'. 

Baseado numa história verdadeira, o longa retrata o projeto que originou uma das criações mais devastadoras da História e os obstáculos enfrentados por seu criador, o físico Julius Robert Oppenheimer.

"Do icônico cineasta Christopher Nolan, chega seu primeiro drama biográfico sobre o papel do brilhante físico J. Robert Oppenheimer no desenvolvimento da bomba atômica e seu paradoxo emocionante de arriscar o mundo para salvá-lo", destaca a sinopse do filme. 

Meses após a estreia nos cinemas, a produção foi adicionada ao catálogo da plataforma de streamingPrime Video no último domingo, 7. Sucesso ao redor do mundo, um erro histórico pode ter passado despercebido para quem conferiu o longa-metragem.

Quando o filme foi lançado, internautas notaram um erro de continuidade em uma das cenas. Neste momento, o personagem interpretado por Cillian Murphy discursa logo após o lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

A bandeira

Ele é aplaudido por inúmeras pessoas que seguram pequenas bandeiras dos Estados Unidos com 50 estrelas. Entretanto, a linha do tempo não bate.

Essa versão apenas foi adotada em 1960, ou seja, 15 anos após o final da Segunda Guerra. Naquele período, a bandeira em vigor apresentava 48 estrelas. Isso porque o Alasca e Havaí não eram estados americanos.

No entanto, espectadores também notaram que, em uma outra cena, no mesmo período, a bandeira correta é apresentada atrás do físico.

Cena do filme Oppenheimer - Divulgação

"Posso argumentar que isso foi feito intencionalmente, já que as cenas coloridas eram da perspectiva de Oppenheimer, enquanto as cenas em preto e branco eram de objetivas. Esta seria uma memória de Oppenheimer de sua memória atual, que tem 50 estados na bandeira", teorizou um internauta no X, antigo Twitter.