Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ayrton Senna

Em Ímola, fãs se reúnem e prestam homenagens em estátua de Ayrton Senna

Diversos fãs do piloto se reuniram no Autódromo Enzo e Dino Ferrari para prestarem homenagens a Senna, que vão desde fotos a camisetas; confira!

Estátua de Ayrton Senna, em Ímola - Reprodução / Redes sociais / @joaopcquesado
Estátua de Ayrton Senna, em Ímola - Reprodução / Redes sociais / @joaopcquesado

Em um dia marcado por tristeza e lembranças, centenas de fãs se reuniram nesta quarta-feira, 1º de maio, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, para prestar um tributo comovente a Ayrton Senna, o piloto brasileiro que nos deixou há 30 anos.

No local exato onde a lenda se despediu do mundo, fãs de diversas nacionalidades se uniram para celebrar a memória de Senna.Bandeiras do Brasil, cartazes com fotos e frases marcantes, flores e até mesmo capacetes com o número 12 dominaram a paisagem ao redor da curva Tamburello, palco do trágico acidente que tirou a vida do piloto em 1º de maio de 1994.

Há dez anos, em um gesto de eterna admiração, uma escultura de bronze em homenagem a Senna foi instalada na praça Parco delle Acque Minerali, próxima ao circuito. Desde então, o local se tornou um ponto de peregrinação para fãs que buscam se conectar com a memória do ídolo.

Trágico acidente

Neste dia tão significativo, a escultura se tornou o epicentro das homenagens. Fãs se aproximavam com devoção, tocando a obra de arte, tirando fotos e prestando suas últimas reverências ao piloto que marcou para sempre a história do automobilismo, de acordo com o Correio Braziliense.

Em 1994, Senna, aos 34 anos, perdeu o controle do carro na curva Tamburello e bateu violentamente em um muro. O impacto, a mais de 200 km/h, causou o desprendimento de um braço da suspensão que atravessou o capacete do piloto. Apesar dos primeiros socorros na pista e da transferência de helicóptero para o Hospital Maggiore de Bolonha, Senna não resistiu aos ferimentos e teve sua morte atestada poucas horas depois.